Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad apoia movimento para produção de um milhão de máscaras

PDFImprimirE-mail

Foto: Um Milhão de Máscaras/Divulgação

home office mascara dentro

Movimento voluntário de amigas mobiliza setores da sociedade da região metropolitana de Belo Horizonte na produção de máscaras para doação

 

 

Doar um milhão de máscaras a hospitais, asilos, comunidades e à população em geral para prevenção da Covid-19 é o objetivo de uma ação voluntária de duas amigas de Belo Horizonte que criaram uma rede de colaboração coletiva envolvendo costureiras autônomas, voluntários e empresários na produção dos equipamentos de proteção. O projeto, batizado de “Um milhão de máscaras”, tem o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).

 

O movimento foi lançado no início deste mês de abril e, oito dias depois, 5 mil máscaras já foram produzidas e entregues a dois hospitais na capital mineira e em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outras 60 mil máscaras já estão sendo produzidas, após o recebimento de doações de materiais como o tnt, utilizado para a produção de insumos hospitalares.

 

Gabriela Marcondes, uma das coordenadoras do movimento juntamente com a professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Rita Engler, conta que o projeto atende a uma demanda do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas. Segundo ela, todos os cuidados são tomados na produção das máscaras. “Fizemos o cadastro de costureiras autônomas e voluntárias, todas estão trabalhando em casa para finalizar as máscaras, seguindo todas as orientações de higienização”, frisa.

 

Marcondes explicou que o uso do tnt é apenas para as máscaras enviadas aos hospitais. Os insumos que serão entregues à população serão produzidos à base de tecido. “Nós temos uma plataforma de doação e financiamento coletivo para adquirir mais material e também para remunerar algumas costureiras”, acrescentou.

A meta do movimento é chegar a um milhão de máscaras produzidas até maio. “Estamos mobilizando as indústrias de confecção, oficinas, facções, costureiras independentes e quem puder nos ajudar”, diz Rita Engler, professora da UEMG e também coordenadora do movimento.

 

A Diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Fernanda Wasner, destacou o apoio da pasta ao movimento como forma de dar mais credibilidade ao projeto. “A intenção é chancelar, mostrar que não se trata de fake news, para auxiliar na arrecadação de material e verba da produção de máscaras”, comentou.

 

A diretora ainda explica que o projeto é um exemplo de Educação Ambiental. “É um movimento pautado na preservação da saúde, da qualidade de vida. Eventualmente, as pessoas vão precisar sair de casa e precisam ter a máscara. Então é um ato de ecologia humana e também de sustentabilidade porque algumas máscaras são produzidas com material reutilizado”, complementou.

 

Os interessados em fazer doações ao projeto e que quiserem saber mais informações podem acessar o site ummilhãodemascaras.com.br ou a página do Instagram @ummilhaodemascaras.

 

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900