Semad articula junto a municípios diagnósticos regionalizados de gestão de resíduos sólidos

Foto: Reprodução/Videoconferência
Resíduos Semad  interna
Encontros por videoconferência têm sido alternativa à suspensão das reuniões presenciais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), vem desenvolvendo junto aos municípios mineiros diagnósticos regionalizados de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Nesta semana, o subsecretário da Suges, Rodrigo Franco, esteve reunido com representantes de três consórcios intermunicipais do Estado para definir estratégias pontuais capazes de ampliar a destinação adequada dos resíduos gerados nestas localidades. Os encontros, por videoconferência, têm sido uma alternativa à suspensão de reuniões presenciais como forma de prevenção à pandemia da Covid-19.

Os encontros têm como objetivo promover uma atuação conjunta entre Estado e municípios na busca de soluções para uma gestão ambientalmente adequada de RSU. A Semad vem buscando junto aos ministérios do Meio Ambiente e da Economia, além de outros agentes financiadores, meios para prover aos municípios os recursos necessários para implantação de programas de gestão sustentável de seus resíduos.

Foram realizadas reuniões com os consórcios intermunicipais de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cide), de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro (Cies) e de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales). Na oportunidade, os representantes das instituições foram orientados por técnicos e gestores da Semad sobre oportunidades de captação de recursos para implantação de projetos conjuntos, além das adaptações necessárias para a atração de investimentos públicos e privados.

“A gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos ainda é um desafio, principalmente para os pequenos municípios, e a solução consorciada propicia economia de escala aos serviços, facilitando a gestão e reduzindo custos. Atuando junto aos consórcios, a Semad espera aumentar o alcance das políticas públicas de saneamento e assim maximizar os resultados esperados”, explica o subsecretário Rodrigo Franco.

Para o prefeito de Perdição, no Centro-Oeste do Estado, e presidente da Cies, Gilmar Teodoro, a Semad demonstra proatividade ao promover junto às demais esferas de governo uma atuação conjunta em busca de uma gestão ambiental sustentável também em âmbito municipal.

“Pretendemos, com apoio do governo estadual, encontrar o melhor modelo de destinação de resíduos sólidos para nossa região, bem como sua viabilidade econômico-financeira. Na presidência do Cias, estamos trabalhando muito na elaboração de um projeto de viabilidade que, infelizmente, se mostrou acima de nosso orçamento. E aí veio a Semad, para nossa felicidade, oferecer amparo e parceria. Isso nos motiva muito a continuar”, ressaltou Teodoro.

Novas reuniões com consórcios e representantes municipais estão previstas para as próximas semanas. Na segunda-feira (6/4) será realizada uma videoconferência entre Semad e representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte). Ao final dos encontros, serão desenvolvidos diagnósticos específicos para cada uma das regiões do Estado.

Edwaldo Cabidelli