Minas e Dinamarca estudam parceria para conservação de patrimônio histórico

Minas Gerais iniciou entendimentos com o Governo da Dinamarca para ampliar a proteção e conservação do patrimônio natural e histórico da região cárstica de Lagoa Santa. Nessa quinta (14/02), o embaixador dinamarquês Christian Konigsfeldt desembarcou em Belo Horizonte para conhecer alguns dos locais onde o arqueólogo Peter Lund realizou pesquisas no século 19, inaugurando os estudos arqueológicos no País.

Na parte da manhã, Christian Konigsfeldt se reuniu com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e visitou o túmulo de  Lund, em Lagoa Santa. À tarde, o embaixador visitou o Museu de História Natural da Pontifícia Universidade Católica (PUC), que abriga uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul, um dos objetos de estudo de Peter Lund.

José Carlos Carvalho apresentou a Konigsfeldt o trabalho de conservação que o Governo de Minas vem desenvolvendo nos locais pesquisados por Peter Lund, especialmente nas unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF): o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, e o Monumento Natural Peter Lund, em Cordisburgo.

"A visita é o primeiro passo para identificar as possíveis parcerias para a conservação e compartilhar o material reunido por Peter Lund", afirmou o secretário. O Museu de Copenhage abriga uma ampla coleção de objetos coletados em Minas Gerais, na região de Lagoa Santa. Segundo José Carlos Carvalho, uma das possibilidades é criar, nas unidades, espaços de exposição do acervo de Peter Lund existente no Brasil, transformado-as numa espécie de extensão do Museu da capital dinamarquesa.

Conservação

José Carlos Carvalho afirma que a visita do embaixador materializa o desejo do Governo de Minas e da Prefeitura de Lagoa Santa de conservar o trabalho de Peter Lund. "O arqueólogo é um precursor da ecologia, aspecto que pode ser observado em seus primeiros trabalhos voltados para os estudos botânicos e zoológicos", observa o secretário.

Em sua primeira visita a Lagoa Santa, o embaixador dinamarquês Christian Konigsfeldt ressalta que sua presença em Minas Gerais tem um aspecto de exploração semelhante ao que o arqueólogo demonstrou no século 19. "Estou ansioso para conhecer Lagoa Santa e saber como foi a vida de Lund e com a mesma determinação que ele demonstrou", afirma.

O prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, lembra a importância da história de Peter Lund, que se confunde com a do município. "A primeira banda de música da cidade foi fundada por ele, bem como ele dá nome à escola mais antiga de Lagoa Santa", destaca. Avelar observa ainda que a ênfase na conservação dos patrimônios histórico e cultural é determinante para o desenvolvimento sustentável do município baseado no enorme potencial turístico da região.

Cordisburgo

Nesta sexta (15/02), o embaixador dinamarquês visitará o Parque Estadual do Sumidouro e conhecerá alguns dos atrativos naturais e históricos da região, como a Gruta da Lapinha, um dos locais de pesquisa de Lund. A unidade de conservação vem recebendo especial atenção do Governo de Minas, que investiu em 2007 cerca de R$ 5 milhões na aquisição de áreas para sua regularização fundiária e na realização de estudos como a elaboração do Plano de Manejo. Segundo a diretora de Áreas Protegidas do IEF, Aline Tristão Bernardes, até o final de 2008 serão investidos cerca de R$ 25 milhões para a efetiva conservação da área.

À tarde, Christian Konigsfeldt seguirá para o município de Cordisburgo, onde está localizado o Monumento Natural Peter Lund, que abriga diversas grutas. Dentre elas, destaca-se a de Maquiné onde, em 1834, o pesquisador dinamarquês deu início a seus estudos.

14/02/2008
Fonte: Ascom/Sisema