Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Termina incêndio na Serra do Caraça

PDFImprimirE-mail

Foi debelado na manhã desta quarta-feira (13) o incêndio que atingiu a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque Santuário do Caraça, localizado no município de Catas Altas, em Minas Gerais. O fogo começou por volta das 16 horas de segunda-feira (11) e o difícil acesso ao local atrasou o trabalho dos brigadistas.

A Força-Tarefa Previncêndio, programa de combate a incêndios florestais do Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi acionado na manhã de terça-feira (12). Dois helicópteros foram enviados para ajudar no combate às chamas. Segundo a coordenadora da Força-Tarefa, Cláudia Melo, cerca de 80 brigadistas do IEF, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Santuário Serra do Caraça e da Cenibra participaram do combate ao fogo, que foi debelado às 8h30 desta quarta-feira (13). O trabalho de rescaldo já foi realizado e a possibilidade de recomeço do incêndio foi descartada.

Ainda segundo Melo, cerca de 100 hectares de Campo Rupestre e Candeia foram queimados na RPPN. As causas do incêndio ainda não foram identificadas. As informações já foram envidas para a Polícia Civil, que se encarregará das investigações. 

Serra do Caraça
Transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural através do Decreto 98.914 de 31/01/1990, o Santuário Caraça atrai pesquisadores de todo país pela surpreendente variedade de vida animal e vegetal da região.

A Reserva tem uma área de 11.233 hectares onde convivem os ecossistemas Mata Atlântica e Cerrado, caracterizando-se como área de transição. Mais de 200 espécies de orquídeas já foram identificadas no Parque, além de exemplares de candeias, macaúba, angico, ipê-amarelo, entre outros.


13/02/2008
Fonte: Ascom / Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900