Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Efetividade, Eficácia e Eficiência são o foco do Planejamento Estratégico do Sisema

PDFImprimirE-mail

Mais uma importante etapa do Planejamento Estratégico do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) foi concluída nesta terça-feira, 29, durante reunião realizada para apresentação e validação dos indicadores estratégicos para o Sistema. Iniciado em dezembro de 2007, com apoio técnico da empresa Symnetics, o Planejamento Estratégico irá gerar subsídios para o desenvolvimento do Modelo de Gestão do SISEMA, com conclusão prevista para abril de 2008.

Após a fase inicial de diagnóstico junto às diversas subdivisões do Sisema, os dirigentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) validaram, ainda em 2007, os objetivos estratégicos do Sistema, divididos por áreas temáticas: Missão; Responsabilidade Financeira; Processos Internos; e Aprendizado e Crescimento. 

Mapa do Caminho - Para cada área temática, foram definidos objetivos estratégicos diretamente vinculados aos instrumentos de planejamento do Governo do Estado. Reunidos, esses objetivos formam o chamado "Mapa do Caminho", que direciona as ações e permite uma visão geral das estratégias adotadas. Na etapa subseqüente, equipes técnicas da média gerência das agendas Azul, Marrom e Verde definiram uma série de indicadores para cada um dos objetivos estratégicos validados. O passo seguinte será o estabelecimento das metas para o efetivo alcance de tais objetivos e a preparação de equipes para realizar o desdobramento dos mapas de contribuição das superintendências nos órgãos do Sisema.  Feam, IEF e Igam também desenvolverão seus mapas, a serem legitimados durante oficinas com as Diretorias das casas e suas equipes de desenvolvimento. Será também realizada a Oficina de Alinhamento Horizontal e Vertical da Estratégia do Sisema e Órgãos Vinculados, com a participação dos dirigentes máximos do Sistema.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, afirma que tal esforço faz parte do processo mais amplo da retomada, pelo Governo de Minas, do planejamento como ferramenta essencial na atuação do Estado. "Desde o primeiro momento, o Sisema tem atuado com afinco para incorporar as melhores práticas de gestão como ferramenta fundamental a fim de melhorar a efetividade, a eficácia e a eficiência (3Es) da política ambiental mineira", explica.

"Todo esse trabalho está sintonizado com as estratégias da gestão governamental, definidas ainda durante a campanha, num processo de ampla consulta em articulação com as Organizações não Governamentais (ONGs) e entidades de classe do setor produtivo", ressalta Carvalho.

Os indicadores validados na reunião do dia 29 fornecerão subsídios para o planejamento das diversas áreas do Sisema, a partir da mensuração das ações realizadas nas diversas ramificações do Sistema. Com isto, será possível obter uma visão realista acerca da eficiência das estratégias adotadas pelo Sistema, assim como identificar e implementar ações corretivas para as falhas identificadas.

30/01/08
Ascom / Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900