Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Novo modelo de gestão garante transparência ao Sisema

PDFImprimirE-mail

Com o objetivo de garantir maior transparência aos gastos públicos, a Subsecretaria de Inovação e Logística (SIL) do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) iniciou em 2008 a descentralização da gestão de recursos previstos para o desenvolvimento das ações ligadas aos Projetos Estruturadores (PEs) e associados dos órgãos ambientais de Minas Gerais. Pioneira entre os órgãos do governo de Minas, a ação pretende aproximar os servidores da execução do orçamento para que estes possam direcionar os recursos financeiros disponíveis, tendo em vista as metas estabelecidas nos projetos.

Com a descentralização orçamentária, cada subdivisão do Sisema terá uma participação mais efetiva no processo, pois caberá aos principais envolvidos nos projetos definir a destinação de recursos, conforme os objetivos determinados em um planejamento prévio que irá definir o direcionamento das verbas previstas. Em contrapartida, recairá sobre a equipe o acompanhamento da execução orçamentária, assim como a responsabilidade pelo gasto público.

Neste novo modelo de gestão, os gerentes e responsáveis por projetos e ações tornam-se também responsáveis pelo cumprimento das metas planejadas, as quais servirão como base para o Acordo de Resultados do Sisema em 2008. "O importante é que cada responsável pelos projetos passará a ter a noção exata do recurso existente e poderá utilizá-lo da melhor forma possível,  de maneira responsável e alinhada com as políticas estabelecidas no PPAG (Plano Plurianual de Ação Governamental)", destaca o subsecretário de Inovação e Logística, Thiago Grego. "As metas de uma equipe são as metas do Sisema. Se conseguirmos nos organizar, conseguiremos alcançá-las", observa.

29/01/2008
Fonte: Ascom/ Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900