Boa Esperança inaugura sede de consórcio e apresenta tecnologia para gerar energia

Foto: Ingrid Báo

BOA ESPERANÇA DENTRO

O Secretário Germano Vieira participou da inauguração da nova sede do  Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Sul de Minas Gerais no município de Boa Esperança

A cidade de Boa Esperança, no Sul de Minas, inaugurou nessa quinta-feira (6/12) a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Sul de Minas Gerais (Cisab Sul), espaço que também é a mais nova unidade da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Sul de Minas Gerais (Arissmig). A inauguração contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, e do prefeito da cidade, Hideraldo Silva.

Logo após a inauguração, os dirigentes da Semad conheceram a Usina Termoquímica de Gaseificação de Lixo e Geração de Energia Elétrica (UTGE). Durante a visita, o diretor técnico da Carbobrás, empresa que iniciou sua trajetória no tratamento termoquímico em 1978 e que é responsável pelo projeto da usina, Luciano Infiesta, apresentou todas as etapas da tecnologia que converte lixo em energia elétrica. Ele destacou que Minas Gerais tem sido a maior incentivadora do projeto da usina, elogiando a atuação da equipe da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Sul de Minas, que viabilizou o licenciamento ambiental do empreendimento em quatro meses, tempo considerado recorde.

A usina recebe em Minas o apoio das prefeituras de Boa Esperança e Furnas e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O secretário Germano Vieira parabenizou o município tanto pela nova sede do consórcio, que atende 10 municípios do Sul de Minas com 260 mil habitantes, quanto pela usina. Segundo ele, o investimento da prefeitura neste projeto demonstra a preocupação do município com o descarte do lixo e, principalmente, em se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O secretário também destacou a importância de viabilizar soluções sustentáveis para a geração de energia elétrica. "O empreendimento não é mais de Boa Esperança, é um projeto do Brasil, é um projeto do mundo", disse Germano Vieira. A geração de energia a partir do lixo em Boa Esperança vai permitir que a cidade seja a primeira do Brasil a usar a tecnologia do chamado combustível derivado do resíduo (CDR) para gerar eletricidade.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, classificou como muito proveitosa a agenda no Sul de Minas. Segundo ele, foi uma atividade que dá continuidade às diretrizes colocadas pelo secretário Germano Vieira em relação à aproximação com os municípios para discussão da relevante pauta dentro da Subsecretaria de Gestão e Saneamento no Estado.

“A inauguração da nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Sul de Minas e da Agência Reguladora do Sul de Minas é uma importante iniciativa para regulação do saneamento na região. Além disso, o consórcio traz políticas públicas de saneamento importantes para a região de Boa Esperança”, disse.

Ingrid Báo