Pauta ambiental é destaque em visita técnica no Sul de Minas

O governador Romeu Zema e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Germano Vieira visitaram, nesta quinta-feira, três municípios do Sul de Minas que contam com iniciativas em favor do meio ambiente. A agenda começou na Universidade Federal de Lavras (UFLA) que é a segunda Universidade Azul do mundo, em reconhecimento à gestão de águas. A UFLA apresenta também o programa Cadastro Ambiental Rural (CAR) que estabelece proteção à natureza, a biodiversidade e a produtividade hídrica.

WhatsApp Image 2019-12-05 at 15.32.32

O secretário Germano Vieira e o subsecretário Rodrigo Franco estiveram em agenda junto ao prefeito de Lavras e autoridades locais

Em breve, a universidade vai contar com um novo Parque Tecnológico. Guiada pelo pelo reitor da universidade, José Scolforo, a visita também contou com a presença do prefeito de Lavras, José Cherem, do deputado Antônio Arantes e do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento Básico, Rodrigo Franco. De Lavras, as autoridades se dirigiram ao município de Nepomuceno, onde lançaram oficialmente a ampliação de seu Programa de Coleta Seletiva com apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois).

A iniciativa faz parte de um programa desenvolvido pelo Governo de Minas que visa otimizar a destinação adequada de recicláveis em 19 municípios do Estado, com estruturação de coleta, capacitação de profissionais e conscientização da população. Eles também visitaram a unidade de Nepomuceno do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG Nepomuceno), onde houve apresentação de uma empresa aviária.

A prefeita do município, Luiza Maria Menezes, recebeu as autoridades durante a visita. As autoridades encerraram a agenda em Boa Esperança, em visita técnica à Usina Termoquímica de Boa Esperança e participaram da inauguração da nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Sul de Minas Gerais. A usina termoquímica é um projeto de pesquisa e desenvolvimento que poderá acabar com o passivo ambiental dos municípios. Com geração de energia a partir de resíduos não recicláveis, a usina irá gerar energia sem gerar poluentes sólidos e gasosos, por meio de um processo sustentável.

Ascom Sisema