Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Projetos sustentáveis são destaque na 10ª edição do Prêmio Hugo Werneck

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Ingrid Báo
Abre Matéria
Romeu Zema recebeu homenagem do diretor da Revista Ecológico e coordenador do prêmio, Hiram Firmino (esquerda),
do secretário de Estado de Meio Ambiente , Germano Vieira, e do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe

Ações de respeito ao meio ambiente e que promovem o desenvolvimento sustentável em todo o país foram premiadas nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, durante a 10ª edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza. Em 2019, o prêmio que é realizado pela Revista Ecológico e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) teve como tema a sustentabilidade no sol, destacando práticas de uso de energia solar. O prêmio teve 15 ganhadores (veja lista abaixo), incluindo uma homenagem especial ao governador Romeu Zema.

A premiação ao governador foi pelo incentivo da atuação gestão à expansão das fazendas solares, principalmente no Norte de Minas. "Fico extremamente satisfeito do nosso governo estar contribuindo com a disseminação de inúmeros novos projetos de energia fotovoltaica. É uma energia limpa que tem o potencial de mudar a matriz energética do nosso estado", disse o governador.

Zema recebeu o prêmio na categoria homenagem especial das mãos do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e dos anfitriões do evento, Hiram Firmino, diretor da Revista Ecológico, e Flávio Roscoe, presidente da Fiemg. Para Hiram Firmino, que também é o coordenador do Prêmio Hugo Werneck, a premiação ganha cada vez mais importância em um contexto de mudanças climáticas que trazem dúvidas para o futuro do planeta.

"A proposta do prêmio é dar eco para as pessoas, organizações e instituições que fazem o bem para a natureza. Hoje estamos vivendo o juízo final climático. Tem as pessoas que fazem o mal, que estão pondo fogo na Amazônia e fragilizando o acordo de Paris, e tem gente que está fazendo o bem. Gente anônima que está protegendo florestas e nascentes, então nosso objetivo é mostrar o bem", afirma.

O secretário Germano Vieira destacou que o prêmio já faz parte do calendário nacional voltado à preservação do meio ambiente e pontuou a importância de se focar em ações voltadas ao uso da energia solar. "Esperamos que esse tema de energia solar cada vez mais ganhe corpo em outros estados, porque é uma medida muito importante nas metas brasileiras do acordo de Paris. Justamente no dia de hoje (ontem) começa a COP 25 e os ensinamentos e as experiências de Minas Gerais têm sido muito exitosos no fomento das energias renováveis. Nós teremos muito orgulho de mostrar isso a partir da próxima semana durante a COP 25, em Madri, com ações que vem sendo desenvolvidas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), da qual sou presidente", destaca o secretário.

 

Entre os 15 premiados nesta edição, seis ganhadores de fora de Minas Gerais foram agraciados, o que consolida a referência do estado para o resto do Brasil quando o assunto é meio ambiente, segundo o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe. "Minas Gerais tem sido a vanguarda da questão ambiental no Brasil e um prêmio desse porte só consolida essa posição. O prêmio é o reconhecimento a todos atores que lidam com a questão ambiental e isso é muito importante para valorizar as melhores práticas e induzir que elas sejam implementadas por todos", diz Roscoe. Em 10 anos do prêmio já foram mais de 1 mil inscrições e indicações, com 136 vencedores e homenageados.

 

Foto: Guilherme Paranaiba
Interna Premiados
Prêmio Hugo Werneck condecorou 15 vencedores em 14 categorias 

CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES DA EDIÇÃO DE 2019:

 

Melhor exemplo em biodiversidade:
Parque Nacional das Neblinas - Instituto Ecofuturo/SP

 

Melhor exemplo em educação ambiental:
Projeto Edukatu - Instituto Akatu/SP

 

Melhor exemplo em mobilização social
Hortas orgânicas com economia de água - Centro de Educação Popular e Formação Social/PB

 

Melhor exemplo em resíduos sólidos (A):
Projeto "Frutos da Reciclagem"- Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

 

Melhor exemplo em resíduos sólidos (B)
Ysaac Gonçalves, de 3 anos

 

Melhor exemplo em energia solar:
Projeto "UniLeão Sustentável" - Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Juazeiro do Norte/CE

 

Destaque legislativo:
Deputado estadual Noraldino Júnior

 

Destaque político:
Prefeito de Conceição do Mato Dentro - José Fernando Aparecido de Oliveira

 

Melhor empresa:
FCA Fiat Chrysler Automóveis Polo Automotivo Jeep/Goianá/PE

 

Melhor empresário:
Edvaldo Lopô de Alkmim - Fazenda e Laticínios Vista Alegre/Manga/MG

 

Personalidade do ano:
Cida Mendes – atriz

 

Homenagem do ano:
Romeu Zema - governador do Estado de Minas Gerais

 

Melhor projeto de parceiro sustentável:
Recuperação do vale do Ribeirão Santo Antônio do Grama, Minas Gerais - Anglo American

 

Homenagem ambientalista histórico:
José Israel Vargas e Octávio Elísio

 

Destaque internacional:
Anna Luiza Bezerra - Jovem cientista criadora do Aqualuz/Salvador/BA

Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades