Minas participa da primeira edição no Brasil do World Wind Energy Conference

Foto: Marília Queiroz

GERMANO DENTRO AEOLICA

A conferência reuniu empresários, investidores, pesquisadores e formuladores de políticas para discutir o futuro da geração de energia

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, representou o Governo de Minas hoje (26/11) na 18° WWEC – World Wind Energy Conference, que acontece no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela WWEA - Associação Mundial de Energia Eólica, e está em sua primeira edição no Brasil, com mais de 80 horas de programação voltada para o tema “Integração em larga escala da geração de energia eólica”.

Germano Vieira, que também é presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), palestrou no painel “Solar e outras energias renováveis/tecnologias”, com o tema “Geração distribuída – desafios e oportunidades de um país híbrido”. O painel foi destinado à Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Em sua apresentação, ele enfatizou o planejamento territorial com base em dados em escala nacional e estadual, referente à gestão de energia sustentável mineira. Pôde também apresentar às autoridades, pesquisadores, agentes financeiros e de políticas públicas presentes, o novo Sistema de licenciamento (SLA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a nova norma Deliberação Normativa Nº 235, de setembro deste ano. O SLA é uma ferramenta que torna o processo de requisição, análise e decisão do licenciamento 100% digital. Com ela, a expectativa da Semad é que a redução de gastos com o novo sistema chegue a R$1,8 milhão.

Para o secretário da Semad, Germano Vieira, Minas Gerais tem sido um exemplo na política de energia renovável.  “Estamos trabalhando com a orientação do governador Romeu Zema para nivelar as regulações econômicas, tributárias e ambientais e os resultados são concretos”, afirmou.

Ainda segundo Germano Vieira, além de desenvolver o setor, o Estado participa de uma grande revolução da matriz energética mineira com o desenvolvimento econômico e social para a região do semiárido mineiro.

A Conferência

A World Wind Energy Conference está na sua 18° edição e reúne empresários, investidores, pesquisadores e formuladores de políticas de todo o mundo para discutir o futuro da geração de energia. O intuito principal do evento é assistir e disponibilizar os benefícios da energia renovável para todos os seres humanos e incentivar que o tema esteja presente de forma mais enfática na pauta da mídia nacional.

O Brasil foi escolhido como sede por ser um dos líderes em muitas tecnologias de energia renovável e, portanto, propício a discussão de progressos, desafios e realizações de um mundo de energia renovável. No momento atual do cenário energético do Brasil muitos são os esforços em prol da descarbonização, que não pode ser mais adiado, portanto é necessário incentivo para aplicação de soluções energéticas eficientes.

Confirmando este atual cenário, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque afirmou que de 2010 a 2018, foram investidos recursos da ordem de R$ 145 bilhões em uma cadeia produtiva que responde por cerca de 190 mil postos de trabalho. “A geração de energia eólica, com aproximadamente 15GW de capacidade instalada e 600 parques eólicos em operação em doze estados, representa em torno de 9% da matriz elétrica brasileira. Em termos de capacidade instalada, o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking mundial”, destacou Bento Albuquerque.

A conferência esteve antes em Berlim, Alemanha (2002), Cidade do Cabo, África do Sul (2003), Pequim, China (2004), Melbourne, Austrália (2005), Nova Délhi, Índia (2006), Mar Del Plata, Argentina (2007), Kingston, Canadá (2008), Jeju, Coréia do Sul (2009), Istambul, Turquia (2010), Cairo, Egito (2011), Bonn, Alemanha (2012), Havana, Cuba (2013), Xangai, China (2014), Jerusalém, Israel (2015), Tóquio, Japão (2016), Malmo, Suécia (2017) - Karachi, Paquistão (2018) e agora (2019) no Rio de Janeiro, Brasil.

Ingrid Báo