Sisema participa do 1º Fórum Mobiliza Todos Pela Água em Ipatinga

Foto: Edmar Rosa

Fórum Mobiliza2-dentro

No final do evento, prefeitos e autoridades da região assinaram um “Pacto pelas Águas”

A importância da discussão sobre o futuro dos usos dos recursos hídricos no Estado e as medidas que podem ser adotadas para evitar a escassez hídrica em Minas foram destaque nos debates realizados durante o 1° Fórum Mobiliza Todos Pela Água, realizado na noite dessa quinta-feira (31/10). O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) foi representado no evento pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, e pelo diretor de Gestão e Apoio ao Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Thiago Santana. O encontro, organizado pela Usiminas, aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Ipatinga.

Alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade estiveram na plateia, juntamente com prefeitos da região e autoridades como o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Flamínio Guerra, e o promotor de justiça de defesa do Meio Ambiente de Ipatinga, Rafael Pureza.

No evento, Germano Vieira elogiou a iniciativa da Usiminas. “Um evento como este nos dá a oportunidade de discutir a importância do recurso hídrico no seio da indústria, da sociedade civil”, frisou. O secretário, que discursou ao público na abertura do fórum, destacou ainda o programa ‘Somos Todos Água’, desenvolvido no âmbito da pasta. “Dentro desse programa temos três pilares: a busca pela universalização do saneamento básico, que é fator preponderante para uma boa qualidade das bacias hidrográficas, a tecnologia no aproveitamento das águas de chuva, e o fortalecimento dos instrumentos de gestão, recuperando nascentes e áreas ao redor dos rios”, sustentou.

Ao fim de sua fala, Germano citou a educação ambiental como um dos principais fatores de proteção ao meio ambiente e conscientizou os estudantes sobre a importância de preservar as reservas e recursos naturais. “Se nós não fizermos um juízo de valor sobre o meio ambiente, nós não o protegeremos. Não adianta esperar a chuva, melhorias de qualidade de água, sem que cada um de nós façamos nossa parte”, disse o secretário.

Foto: Edmar Rosa

mobiliza3-dentro2

Durante o evento, o diretor do Igam, Thiago Santana, ministrou a palestra "Água como fator de desenvolvimento do território"

No fórum, o diretor do Igam, Thiago Santana, ministrou a palestra ‘Água como fator de desenvolvimento do território’. Durante sua fala, Santana apresentou mapas apontando o uso de água por regiões do estado e por setor produtivo, e gráficos que indicavam sobre o consumo do recurso. “Trabalhar somente a conservação não é caminho único para dar segurança hídrica à sociedade. Precisamos trabalhar, também, a preservação, o uso racional, o saneamento, o controle de fontes de poluição e capacitação. São eixos que trabalham desde a gestão da oferta até a gestão de demanda hídrica”, salientou.

Pacto todos pela água

Durante o fórum, prefeitos da região e as autoridades presentes assinaram o pacto ‘Todos Pela Água’. Uma placa para celebrar o acordo foi apresentada ao público. O pacto tem o intuito de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para a população.

Os prefeitos que assinaram o termo devem produzir relatórios informando as condições hídricas do município. Os documentos serão analisados de maneira conjunta e haverá também um compartilhamento de práticas e possíveis soluções de gerenciamento dos recursos hídricos.

Simon Nascimento