Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Dirigentes do Sisema visitam estruturas da Mina Córrego do Feijão

PDFImprimirE-mail

 
Foto: Divulgação Semad

CorregoFeijao2 Dentro

 Uma visita às estruturas da Mina Córrego do FFeijão, em Brumadinho, teve como objetivo apresentar as estruturas ao Comitê de Assessoramento do Juízo

 

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira e a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo, visitaram as estruturas da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Além de verificar o andamento das obras, antes que se inicie o período chuvoso, o trabalho técnico teve o objetivo de apresentar as estruturas aos representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que integram o Comitê de Assessoramento do Juízo da 6ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias, que foi nomeado perito nas Ações Civis Públicas referentes ao rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho.

 

Também participaram da visita a coordenadora do Centro de Apoio Operacional para o Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promotora de Justiça Andressa Lanchotti; os representantes da Advocacia-Geral do Estado, Lyssandro Norton Siqueira e Grazielle Alves, e equipes da UFMG e da empresa de engenharia AECOM.

 

Durante a visita, professores da UFMG tiveram a oportunidade de sobrevoar a área e visualizar todas as estruturas do Complexo Minerário. Foram visitados a Estação de Tratamento de Águas Fluviais (ETAF) Iracema, as estruturas de contenção de rejeitos – Barreiras Hidráulicas 0 e 1 e cortina de estacas-prancha – e as barragens B-I e B-VI.

 

Os participantes também puderam observar a progressão das obras que vêm sendo realizadas nas estruturas remanescentes e nas estruturas de contenção que foram construídas após o rompimento das barragens da mina Córrego do Feijão, em preparação para o enfrentamento do período chuvoso. Esse trabalho vem sendo acompanhado pelo MPMG, por meio dos serviços de auditoria independente prestados pela AECOM, conforme Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre MPMG e Vale no dia 15 de fevereiro de 2019.

 

Ascom/Sisema e Ascom/MPMG

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades