Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Programa AmbientAção investe em paz no trânsito

PDFImprimirE-mail

O Programa AmbientAção promoveu, entre os dias 08 e 11 de janeiro, palestras e oficinas de capacitação para os motoristas do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). O evento, que faz parte da campanha Comportamento no Trânsito, teve por objetivo trabalhar de forma prática o tema primeiros socorros, levar informações sobre direção defensiva e abordar a importância dos cuidados com a saúde.

Cerca de 50 motoristas participaram das atividades. Walter Aparecido, motorista há 10 dez anos, avaliou como positiva a formação e destacou a importância das palestras como forma de valorizar o profissional e de aumentar a segurança no trânsito. "O evento foi muito positivo, não somente para relembrar técnicas e conceitos de direção que já havíamos esquecido, mas também para resgatar nossa auto-estima com o reconhecimento dos motoristas como parte integrante da equipe", destacou Walter.

Alexander Caetano de Amorim, Coordenador de Patrimônio e Transporte, destacou a importância das atividades para o Sisema: "Qualificar os motoristas é uma constante preocupação nossa. Como a maioria deles é terceirizado, é sempre importante instruí-los e atualizá-los em assuntos como primeiros socorros e direção defensiva, por exemplo", explica.

Devido ao sucesso da iniciativa do AmbientAção entre os motoristas, Alexander já procura novos parceiros para a realização de outra formação no próximo ano. As atividades deverão ser realizadas novamente em janeiro, mês em que há uma concentração maior de motoristas no prédio.

Paz no Trânsito

Com dados estatísticos de acidentes em estradas mineiras, vídeos educativos e flagrantes de acidentes reais, o Sargento Renato, da Polícia Rodoviária Estadual, ministrou, no dia 08, a palestra de abertura das atividades de formação. O Sargento enfatizou o fato de 70% dos acidentes acontecerem em condições de pista boa, durante o dia, com tempo bom e na reta, sendo que 90% do total de acidentes ocorrem por culpa dos motoristas. "Apenas 4% dos acidentes são provocados por más-condições do veículo e 6% por causa da estrada. Esses números nos mostram a necessidade de se trabalhar a mudança de comportamento do motorista", ressaltou.

Primeiros Socorros e Saúde

Nos dias 09 e 10, foram realizadas oficinas de primeiros socorros e treinamentos com o corpo de bombeiros. O foco das atividades foi nos procedimentos em caso de acidentes com vítimas. Os motoristas aprenderam desde técnicas mais simples de primeiro atendimento, como verificar o nível de consciência por via aérea, até técnicas mais elaboradas, como a ressucitação cárdio-pulmonar, em casos de parada cardio-respiratória.

No último dia do evento, 11 de janeiro, o Núcleo de Enfermagem do Sisema apresentou uma palestra sobre cuidados básicos com a saúde e prevenções de doenças como a hipertensão arterial e o câncer de próstata. Ana Cláudia Marques, enfermeira do Núcleo, deu ênfase à importância da palestra para agregar informações aos motoristas. "O seminário foi muito positivo, não somente pela oportunidade de conscientizar os motoristas e divulgar elementos úteis para a prevenção de doenças e respeito com os colegas, como também pela interação e participação deles no esclarecimento de dúvidas", avaliou.

15/01/2008
Ascom/ Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900