Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Evento em Ubá debate desafios para proteção das áreas de preservação permanente

PDFImprimirE-mail

 

Os desafios para a proteção das Áreas de Preservação Permanente (APP) serão discutidos durante a 14ª edição do Programa Diálogos com o Sisema, que acontece na próxima quarta-feira (23/10) em Ubá, na Zona da Mata. A iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) propõe o debate de temas ambientais como forma de democratizar essas informações.

 

A programação da 14ª edição prevê palestra da gestora ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad),  Alexandra Fiqueira Monteiro. Ela abordará questões relacionadas ao conceito de área de APP; os desafios para preservação dessas áreas; a legislação relacionada ao assunto e os principais problemas enfrentados, além das oportunidades de manutenção das áreas de APP, que possam garantir a preservação do solo e a capacidade de fornecimento de água por meio da preservação dos recursos hídricos, por exemplo.

 

O supervisor da Unidade Regional Mata do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Alberto Félix Iasbik, também fará apresentação sobre as iniciativas de conservação e recuperação dessas áreas na região. São esperados empreendedores, consultores ambientais, representantes de Organização Não Governamentais (ONGs), profissionais de educação ambiental e sociedade civil em geral.

 

A participação é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia. Ao final da atividade será fornecido certificado de presença aos interessados.

 

O Diálogos com o Sisema foi instituído em dezembro de 2017 e, desde então, mantém a realização de reuniões periódicas, abertas ao público em geral, para apresentação e discussão de temas ambientais de interesse comum. A iniciativa busca promover a democratização das informações, bem como incentivar a participação da sociedade na preservação do equilíbrio do meio ambiente e na defesa da qualidade ambiental, como exercício da cidadania. Em 2019, o programa ampliou sua atuação também ao interior do Estado, sendo realizado nas cidades-sede das nove regionais de meio ambiente de Minas Gerais.

 

Outras informações podem ser obtidas no link
 
SERVIÇO:
 
Programa Diálogos com o Sisema (14ª edição)
Tema: Desafios para a Preservação das Áreas de Preservação Permanente
Local: Galpão Intersid – Rodovia Ubá-Juiz de Fora, km 02, bairro Horto Florestal – Ubá – Minas Gerais
Data: 23/10/2019 (quarta-feira)
Horário: 14h
 
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades