Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governador se reúne com representantes de comitês de bacias hidrográficas

PDFImprimirE-mail

Fotos: Sisema/Divulgação

REUNIÃO COM O GOVERNADOR 1 

Encontro com os 12 comitês de bacia hidrográfica ocorreu no Prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa

 

Em mais uma iniciativa de diálogo, o governador Romeu Zema ampliou o debate sobre recursos hídricos com representantes de comitês de bacias hidrográficas de Minas Gerais. Em encontro, realizado na manhã dessa segunda-feira, 2 de setembro, no Prédio Tiradentes, Zema se reuniu com o grupo de 12 comitês, tendo dentre estes representantes do Colegiado Coordenador do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas.

 

O evento teve o objetivo de promover a articulação e integração das ações do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e dos comitês no âmbito estadual, visando o fortalecimento destes como parte da área ambiental do Estado. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Germano Vieira; a diretora-geral do Instituto de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo, e o diretor de gestão e apoio ao Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Igam, Thiago Figueiredo Santana, participam do encontro.

 

Na oportunidade, o governador destacou a relevância de se alinhar informações e estratégias relacionadas à gestão de recursos hídricos no Estado à pauta da preservação do meio ambiente e ao estabelecimento de ações em benefício da segurança hídrica no Estado.

 

Dentre os comitês de bacias hidrográficas (CBH) que tiveram representantes presentes na reunião estão: CBH do Rio Mucuri, CBH do Entorno da Represa de Três Marias, CBH do Rio Araguari, CBH do Rio Paraopeba, CBH dos Afluentes Mineiros do Médio e Baixo Rio Jequitinhonha, CBH Rio Piracicaba, CBH dos Afluentes do Baixo Rio Grande, CBH do Rio das Velhas, CBH do Rio Piranga, CBH do Rio Verde, CBH dos Afluentes Mineiros do Alto Rio Grande e CBH dos Afluentes do Alto São Francisco.

 

REUNIÃO COM O GOVERNADOR 2

Encontro com os 12 comitês de bacia hidrográfica ocorreu no Prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa

 

Após ouvir as demandas, especialmente sobre a necessidade de fortalecimento dos comitês, o governador ressaltou que a pauta de recursos hídricos é prioridade em sua gestão e também um fator importante para o desenvolvimento do Estado. Ele ainda chamou a atenção para a necessidade de o Governo focar no fortalecimento das Unidades Regionais de Gestão das Águas (Urgas), bem como na otimização das análises técnicas de outorga, mantendo o critério técnico sem perda de qualidade.

 

De acordo com o secretário Germano Vieira, esse tipo de alinhamento demonstra aos entes do sistema que o Governo tem estabelecido o tema recursos hídricos como prioridade. Já a diretora-geral Marília Melo lembrou o quanto o trabalho de fortalecimento dos comitês, para que eles exerçam suas funções nas bacias hidrográficas, é importante para todo o trabalho de preservação e segurança hídrica.

Na reunião, foi acertado ainda que o fórum de comitês terá reuniões periódicas, com realização bimestral, com o Sisema.

 

 

Valquiria Lopes

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades