Zoneamento Ecológico Econômico

Com o objetivo de contribuir e orientar os investimentos do governo e da sociedade civil na definição de áreas estratégicas para a definição de políticas públicas e das ações de meio ambiente, foi lançado no último dia 20 de dezembro, na Sede do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) de Minas Gerais.

O ZEE-MG irá possibilitar a identificação dos conflitos nos usos dos recursos naturais, apontando os cenários para a consolidação das potencialidades econômicas, o planejamento de ações para a recuperação de áreas degradadas e para a ocupação territorial integrada e ordenada, além de permitir a adoção de modelos de desenvolvimento sustentável no planejamento em projetos de infra-estrutura.

De acordo com o diretor de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Ricardo Vizentin, Minas Gerais é um exemplo para os outros Estados da Federação por possuir o maior banco de dados ambientais organizado do país, com exceção do sistema de dados da Amazônia. ‘“Minas é pioneiro na geração do Zoneamento Ecológico, o que será muito importante para o Desenvolvimento Sustentável do Estado”, declarou.

O trabalho foi elaborado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e no âmbito do convênio de cooperação administrativa, técnica, cientifica financeira e operacional, firmado com o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), seguindo as diretrizes metodológicas estabelecidas no Programa de Zoneamento Ecológico-Econômico do Ministério de Meio Ambiente (MMA).

Na cerimônia de lançamento do ZEE, o Secretario de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, ressaltou a importância da utilização de mais este recurso de trabalho para a gestão ambiental no Estado. “Com o Zoneamento Ecológico Econômico ganhamos uma ferramenta de trabalho adicional, sobretudo para verificar como os impactos se distribuem no território mineiro”, afirmou.

O estudo técnico foi apresentado pelo professor da UFLA, José Roberto Scolforo, que mostrou o mapeamento de áreas prioritárias para recuperação e conservação, de disponibilidade atual de água, risco ambiental, qualidade ambiental, vulnerabilidade natural e potencialidade social, elaborados para as nove Unidades Regionais do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam): Alto São Francisco, Leste de Minas, Região Central, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba, Zona da Mata, Jequitinhonha, Norte e Noroeste. Na ocasião, foi também apresentado o DVD com todos os produtos gerados no estudo do ZEE em Minas, alem do portal para Internet, que será lançado posteriormente na base de dados do Sistema Integrado de Informação Ambiental (SIAM).”Estamos colocando à disposição do Governo e da sociedade civil uma das mais importantes ferramentas para o aperfeiçoamento da qualidade da administração ambiental em Minas Gerais”, finalizou o secretario.

20.12.07
Ascom - Sisema