Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Abema elege nova diretoria para mandato 2019/2021

PDFImprimirE-mail

 

Fotos: Divulgação Semad

abema3 Dentro

O secretário Germano Vieira, que representa Minas na Abema, foi reeleito para o mandato 2019/2021

 

Foi eleita nesta terça-feira, 25 de junho, a nova diretoria da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O secretário Germano Vieira, que representa Minas Gerais junto à entidade, foi reeleito para o mandato 2019/2021. Ele já estava à frente da Abema desde 2018. A eleição da nova diretoria, aprovada por unanimidade, ocorreu durante reunião dos membros da Associação, na sede da organização, em Brasília. Durante a reunião, foram eleitos ainda os membros do conselho fiscal, das vice-presidências regionais e das coordenações por biomas.

 

A Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente, congregando secretarias de estado, autarquias e fundações responsáveis pela implementação da política ambiental, pelo licenciamento ambiental, pela gestão florestal, da biodiversidade e dos recursos hídricos, entre outras políticas públicas de meio ambiente do Brasil.


Além do presidente Germano Vieira, o Conselho Diretor é formado pelo vice-presidente executivo, Mauren Lazzaretti, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Mato Grosso; do secretário-geral, Eduardo Taveira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amazonas; da 1ª secretária, Márcia Telles, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia; e do 2º secretário, Coronel Venâncio, do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina.


“Nossa intenção com essa chapa foi tentar reunir representantes de todas as regiões no conselho diretivo, e tentar também incluir alguns estados que já possuem protagonismo em algumas matérias ambientais”, afirmou o secretário.


Durante sua fala, o secretário destacou ainda que nas próprias coordenações de biomas estão também estados muito avançados em pautas ambientais, como Mata Atlântica e Cerrado. “Por vezes, ainda que não esteja o ente da federação, a pessoa que está presidindo o órgão já possui um conhecimento sobre aquela matéria e, portanto, pode agregar ainda mais para a Abema”, afirmou.


Ele ainda chamou a atenção para o caráter plural da chapa. “Buscamos contemplar todas as regiões no conselho diretivo. É claro que o Nordeste possui mais presença por ser a região com o maior número de estados. Então nós buscamos também atentar a isso”, disse.

 

HISTÓRICO


Abema2 dentro

A Abema contribuiu significativa para os avanços conquistados na agenda ambiental brasileira nos últimos 30 anos

 

A Abema foi criada em 1985, num período de início da redemocratização do país, logo após a primeira eleição direta para governadores, em um período ainda marcado pela excessiva concentração de atribuições no âmbito federal. Sua criação se deu logo após a aprovação da Lei que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) e da instalação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), em 1981, e teve como objetivo inicial fortalecer as posições dos Estados, então de orientação progressista em relação ao Governo Federal, no debate nacional.


A entidade teve participação ativa no processo de consolidação da política ambiental, através da descentralização das atividades então concentradas no plano federal, e nos grandes momentos de tomada de decisão que fizeram com que o arcabouço normativo brasileiro seja considerado um dos mais avançados do mundo, em especial nas discussões sobre o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal de 1988.


Marcada pela pluralidade política, a entidade sempre conseguiu um alto nível de unidade nas suas posições, contribuindo decisivamente para os avanços conquistados pelo setor nos últimos 30 anos. Um dos temas mais importantes para a entidade sempre foi a estruturação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) através da gestão compartilhada e descentralizada.


Ao longo desse período, a Abema, em geral, se organizou através de reuniões com a participação dos dirigentes dos Orgãos Estaduais de Meio Ambiente (Oemas), com público mais limitado e participação pontual do corpo técnico das suas entidades vinculadas. Suas reuniões ocorreram nas várias regiões do país, muitas vezes com focos temáticos específicos, garantindo que a entidade apresentasse suas posições ao longo de cada período histórico.

 

Ouça também a matéria de Rádio:

 

[RÁDIO] Secretário de Minas é reeleito presidente de associação nacional de gestão ambiental

 

 

Valquiria Lopes

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900