Conferência Metropolitana discute Mudanças Climáticas

Cerca de 500 pessoas participam da Conferência de Meio Ambiente da Região Central Metropolitana, que acontece até amanhã (11), na Cidade dos Meninos São Vicente de Paula, em Ribeirão das Neves. A Conferência reúne representantes da sociedade civil, comunidades tradicionais, povos indígenas, setor empresarial patronal e governamental.

Composta por 84 municípios, incluindo os da grande BH, a Conferência regional pretende criar um espaço para discussão da realidade ambiental em Minas Gerais, identificando anseios e necessidades e colaborando na elaboração de políticas públicas ambientais. Além disso, a Conferência pretende buscar soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global, tema discutido no mundo inteiro a partir da divulgação, no primeiro semestre de 2007, do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC).

As discussões serão norteadas por quatro eixos temáticos: aspectos científicos das mudanças climáticas; o regime internacional das mudanças climáticas; o Brasil e as mudanças climáticas e Educação Ambiental e as mudanças climáticas. "As discussões proporcionarão aos participantes a visualização do que os diversos segmentos da sociedade e o cidadão, individualmente, poderão contribuir para minimizar os impactos das mudanças climáticas na sua região", afirma Ana Luiza Dolabela, técnica e engenheira química da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Um texto base sobre Mudanças climáticas foi elaborado pela Comissão Organizadora Estadual (COE) da III Conferência Estadual de Meio Ambiente e servirá como base para as discussões e para a elaboração das propostas regionais. "O texto partiu do contexto internacional das mudanças climáticas e seus aspectos científicos, dando ênfase à problemática brasileira em relação aos diversos eixos temáticos que serão discutidos durante a conferência", ressalta Ana Luiza Dolabela.

Na conferência da Região Central Metropolitana serão escolhidos 20 delegados.  Ao todo, Minas Gerais elegerá 76 delegados, que participarão da III Conferência Estadual e definirão as proposições com base nas discussões realizadas em todo o Estado.

Exercício de cidadania

Ações de educação ambiental também serão desenvolvidas durante a Conferência Central Metropolitana. Todo o lixo gerado durante o evento será separado e encaminhado para reciclagem. Cada participante receberá uma caneca, evitando assim o uso de copos descartáveis. Associações da região serão beneficiadas através da contratação de serviços como fornecimento de pastas e brindes. Cada participante deverá levar um quilo de alimento não perecível que será doado para a Cidade dos Meninos. Além disso, cerca de 100 estudantes da Cidade dos Meninos têm lugar garantido para acompanhar e participar da conferência.

Fonte: Ascom/ Sisema
10/12/2007