Minas Gerais inicia preparativos para Conferências de Meio Ambiente

Com o objetivo de finalizar os trabalhos de Educação Ambiental promovidos durante o ano e convidar a comunidade para participar das ações previstas para 2008, o Programa de Educação Ambiental “Conviver”, do Parque Estadual Serra do Rola-Moça, promove no próximo sábado (08), das 9h00 às 14h00, a Feira Ambiental do Rola-Moça.

Na feira serão apresentados Projetos Educativos desenvolvidos pelo Programa de Educação Ambiental do Parque junto às escolas, comunidades e Organizações não-governamentais (ONG´s) do entorno da Unidade de Conservação.

Participam da feira, cinco escolas municipais e estaduais localizadas no entorno do Parque; a associação Casa Guará, que desenvolve projetos de mobilização e Educação Ambiental no bairro casa branca, município de Brumadinho; o Espaço Cultural Quik, que promove ações culturais com crianças do bairro Jardim Canadá, município de Nova Lima, além da participação especial do Coral Infanto-Juvenil do Palácio das Artes.  Estão previstas também apresentações de teatro, dança e música, além de exposições de quadros e objetos construídos com material reaproveitado e desenvolvidos pelos alunos das escolas e das ONGs que participam do Programa.

Programa – Batizado de “Conviver”, o Programa de Educação Ambiental do Parque Estadual Serra do Rola-Moça foi criado em janeiro de 2007. Seus principais objetivos são a promoção de ações individuais e coletivas para a  conservação ambiental e a amenização dos impactos negativos causados pelo homem na área da Unidade de Conservação e seu entorno.  Segundo o coordenador do Programa, Alan Daniel, as ações do “Conviver” pretendem despertar o interesse da comunidade pela preservação dos recursos naturais e a preocupação com a degradação e destruição das áreas. “Muitas vezes as ações predatórias do homem resultam em perda de hábitat, afetando diretamente flora e fauna, principalmente os mamíferos, que em geral requerem grandes áreas para sua sobrevivência”, afirma. Alan Daniel explica, ainda, que os principais resultados obtidos com o trabalho são a melhoria de qualidade de vida e a preservação da natureza. “Percebemos que com as ações já desenvolvidas, as comunidades do entorno já reconhecem a importância biológica da região, conhecem a riqueza da fauna e flora e entendem a importância das matas para a manutenção das nascentes”, ressalta.  A realização do Programa de Educação Ambiental no Parque Estadual Serra do Rola-Moça conta com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Adjuntoria Ambiental do Corpo de Bombeiros, além da ajuda financeira da companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Precon  e da V&M mineração. Programação: 9h00 - Cerimônia de Abertura9h10 - Apresentação do Coral Infanto-Juvenil do Palácio das Artes9h50 - Apresentação de Projetos Educativos desenvolvidos pelas escolas participantes.11h30 - Lanche12h00 - Apresentação do Projeto “Arte-Educação” do Espaço Cultural Quik. 14h00 - Resultado da escola vencedora e encerramento das atividades.  Obs: durante todo o evento, integrantes da casa-guará irão realizar oficinas com o publico presente.