Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governador se reúne com representantes do setor ambientalista mineiro

PDFImprimirE-mail

 

 

Foto: Valquiria Lopes

reuniao governador e ambientalistas.jpeg-03

No encontro, no Palácio Tiradentes, governador ouviu demandas do setor e apresentou iniciativas já em andamento

 

O governador Romeu Zema, acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, recebeu representantes de movimentos ambientalistas mineiros, no início desta semana, para tratar de pautas prioritárias na gestão de recursos hídricos e preservação ambiental. A reunião, no Prédio Tiradentes, contou com a presença de lideranças de seis organizações não governamentais de expressiva atuação em Minas.

 

Na pauta, temas importantes e desafiadores na área ambiental: invasões em áreas públicas que acarretam em degradação ambiental; necessidade de criação de corredores ecológicos; solicitação para estímulo a “indústrias verdes” e pedido para repasse dos recursos contingenciados da cobrança pelo uso da água, entre outros temas.

 

Participaram da reunião a secretaria executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Dalce Ricas; o presidente da Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá), Gustavo Malacco; o presidente da Associação Pró-Mutuca, Manoel Caillaux; o presidente do Instituto Guaicuy e representante do Projeto Manuelzão, Procópio de Castro; o gerente da Associação Ama Pangeia, José Hermano, além do diretor financeiro da Fundação Relictos, José Ângelo Paganini.

 

Entre outras demandas, Dalce Ricas apresentou também ao governador o pleito de que os recursos das multas ambientais aplicadas à mineradora Vale S.A, devido ao rompimento da Barragem 1, em Brumadinho, fossem destinados ao programa de conversão de multas e, com isso, fossem aplicados em ações de reparação ambiental na região atingida.

 

Gustavo Malacco também defendeu a continuidade do investimento em tecnologia que já vem sendo feito pela Semad e que tem contribuído para ações de preservação ambiental. Ele lembrou ainda da importância de se criar uma parceria público privada para gestão das unidades de conservação para melhoria das condições de infraestrutura, da visitação e das ações de preservação ambiental nas Unidades de Conservação (UCs).

 

O secretário Germano Vieira ressaltou o planejamento da pasta e a convergência com os pleitos colocados. Também disse da importância da destinação adequada dos recursos para que as ações e iniciativas previstas na área ambiental sejam alavancadas. “É importante os recursos irem para onde tem de ir”, afirmou.

 

O governador Zema fechou a reunião e agradeceu a iniciativa, concordando em realizar reuniões semestrais com o setor para discutir assuntos da agenda ambiental. Também ressaltou que diversas iniciativas estão em execução com o objetivo de haver apreservação ambiental no Estado. O governador listou, por exemplo, a determinação dada à Polícia Militar para que casos de ocupações de terras sejam resolvidos logo no início e que não resultem em grandes comunidades que cresçam sem infraestrutura e ainda resultam em degradação aos recursos naturais. Romeu Zema também destacou o planejamento já previsto para estabelecimento de Programa de Concessões para gestão das unidades de conservação no território mineiro.

 

Ele ainda garantiu especial atenção para a gestão das unidades de conservação e para outras pautas que exigem aporte de recursos. “O Estado está em uma situação difícil, é verdade, mas não podemos parar. Temos que resolver sim a parte financeira, termos paciência, porque isso certamente ajudará em todas as áreas. No entanto, há muita coisa que já pode ser feita e será”, concluiu o governador.

 

Valquiria Lopes

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades