Projeto da Semad é premiado na 3ª edição do Prêmio Inova Minas

Foto: Wilma Gomes
PremioInovaMinasDentro

Um projeto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foi contemplado com o 2º lugar no Prêmio Inova Minas Gerais 2018, na categoria Ideias Inovadoras Implementáveis, modalidade Inovação em Gestão Governamental. O resultado foi anunciado em cerimônia realizada nessa quarta-feira, 21 de novembro, na Cidade Administrativa.

O projeto de implantação do novo protocolo de documentos, criado pelos servidores da Diretoria de Apoio Operacionais da superintendência de Políticas Regionais (Suger), foi desenvolvido para utilizar tecnologias do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), de forma a permitir ao cidadão mineiro realizar protocolos e enviar documentos. O intuito é viabilizar um atendimento mais cômodo e resolutivo para os cidadãos, além de permitir às Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) a otimização dos processos internos.

Segundo o superintendente de Políticas Regionais, Breno Lasmar, em uma sociedade inserida em avanços e benefícios da tecnologia, a busca pela modernização dos serviços prestados pelo Estado, por meio da governança eletrônica, se torna cada vez mais necessária. “A desburocratização e facilitação promovidas pelo uso da internet na prestação de serviços estatais promovem maior eficiência e agilidade aos processos, permite a redução de custos da população e do Governo do Estado”, disse.

Para o estagiário do curso de administração pública da Fundação João Pinheiro, que compõe a equipe vencedora, Giuliano Bonazzi, a relevância do projeto de implementação do peticionamento de protocolos nas Suprams foi percebida ao realizar estudo por meio de ferramentas como o Google Earth. “Percebi a dificuldade no deslocamento dos cidadãos ao município de Varginha, sede da Supram Sul de Minas. A solução seria criar outra alternativa na realização de protocolos que não fosse presencial”, explicou.

O subsecretário de Gestão Regional da Semad, Diogo Melo Franco, reforçou que o reconhecimento outorgado à Semad por meio do 2° lugar no prêmio Inova Minas 2018 simboliza o esforço coletivo que vem sendo realizado por diversas áreas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) na busca pela melhoria na prestação dos serviços ambientais. “A premissa do projeto é a redução ao máximo de processos físicos, favorecendo a gestão digital e uma maior confiabilidade e segurança no trato das informações”, disse.

Outro projeto, também da Semad, ficou entre os 36 finalistas classificados. Com o nome “Ressarcimento de dano ao erário por meio de bens e serviços", o projeto foi desenvolvido pela Comissão Permanente de Tomada de Contas Especial da Semad, ligada ao Gabinete, e propôs como alternativa de ressarcimento ao erário, além da devolução de recurso financeiro, que os responsáveis por danos aos cofres públicos tenham a possibilidade de ofertar serviços ou bens de interesse da administração pública e inerentes à área de atuação do órgão concedente.

Projeto premiado:

Implementação de novo protocolo de regularização ambiental nas nove SUPRAMs e SUPPRI vinculadas à Semad, através de Peticionamento no Sistema Eletrônico de Informação – SEI (Semad)

Servidores: Anderson Sanguinete Lima, Breno Esteves Lasmar, Flávia Maria Maquiné Simão, Giuliano Marques Bonazzi e Flaviane Cardoso Favoreto.

Projeto Finalista:

Ressarcimento de dano ao erário por meio de bens e serviços (Semad)
Servidores: Bruna Felizardo Ribeiro, Janaína dos Santos Teófilo, Rosangela Maria Sant'ana, Débora de Viterbo, Hélio Benjamim e Izaías Francisco.

Foto: Wilma Gomes
PremioInovaMinasDentro2

O Prêmio Inova Minas

A premiação tem como objetivo captar, estimular a implementação, reconhecer, valorizar e premiar ideias e iniciativas inovadoras dos gestores e servidores públicos, que visam melhorar a prestação dos serviços públicos do Governo do Estado de Minas Gerais. O Prêmio é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e conta com o apoio da Fundação João Pinheiro (FJP).

Na entrega da premiação, o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, destacou o trabalho dos servidores públicos que trabalham visando a um serviço público de qualidade e, com a elaboração de projetos inovadores, produzem resultados positivos para o serviço e a gestão pública, assim como para a sociedade. “Essa iniciativa é uma forma de reconhecer a importante contribuição dos servidores que buscam inovar e simplificar os serviços prestados pelo Governo de Minas Gerais. O objetivo do prêmio é difundir e multiplicar as boas práticas de gestão pública, além de divulgar e valorizar a experiência do gestor, gerando conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento da Administração Pública, em benefício do cidadão”, explica o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

De um total de 143 iniciativas e ideias válidas inscritas, 36 foram classificadas para concorrer às premiações de R$ 5 mil; R$ 3,5 mil e R$ 2 mil, destinadas aos três primeiros colocados de cada uma das quatro modalidades existentes.

Wilma Gomes