Germano Vieira é eleito personalidade do ano no Prêmio Hugo Werneck

Foto: Emerson Gomes
PrêmioHugoWerneck Dentro1
Germano Vieira recebeu o Prêmio por seu trabalho frente à pasta ambiental do Governo de Minas

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, recebeu o prêmio de Personalidade do Ano em 2018 do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza por seu trabalho frente à pasta ambiental do Governo de Minas. A solenidade de entrega da premiação, que é mais importante ligada às questões ambientais, aconteceu nessa terça-feira, 20 de novembro, numa cerimônia que reuniu gerações de apaixonados pela preservação da natureza.

O reconhecimento do trabalho de Germano Vieira à frente da Semad levou em consideração as inúmeras transformações pelas quais vem passando o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). O secretário assumiu a pasta em novembro de 2017 e, desde então, houve uma série de evoluções na gestão ambiental mineira, como a atualização e modernização da legislação ambiental, o que proporcionou avanços no licenciamento, além de melhorias no atendimento ao cidadão nas unidades regionais do Sisema, com a disponibilização de sistemas tecnológicos que facilitaram o acesso aos serviços.

Em seu discurso de agradecimento, Germano Vieira, lembrou que as mudanças não se concentraram na Semad e, mesmo com a limitação de recursos, foi possível avanços significativos na gestão dos recursos hídricos e na criação de unidades de conservação. “Na próxima sexta-feira, 23 de novembro, faremos o lançamento de mais um produto para a sociedade, que será o Portal da Transparência das informações ambientais”, afirmou. “Dedico esse prêmio a todos os servidores que foram os verdadeiros responsáveis pelos avanços que o Sisema está vivendo e que tenho certeza, continuarão nessa mesma vibe no próximo ano”, completou.

Foto: Emerson Gomes
PrêmioHugoWerneck Dentro2
O Prêmio homenageia pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país

O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é o mais importante de Minas Gerais e insere-se no calendário do país, reconhecendo, divulgando e premiando os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país. A premiação está em sua nona edição, e é conhecida como o “Oscar da Ecologia” brasileira, tendo mais de 900 indicações recebidas e 124 vencedores e homenageados.

O tema da premiação em 2018 foi “A Sustentabilidade na Floresta, no Campo e na Cidade – De Chico Mendes a Chico Bento!”, com a proposta de valorizar a reintegração do homem à natureza, nos diversos ambientes em que vive, por meio do respeito e do conhecimento dos processos naturais que asseguram a sobrevivência da humanidade.

Clique Aqui e leia o texto-homenagem do IX Prêmio Hugo Werneck 2018 ao secretário Germano Vieira.

Clique aqui e assista o vídeo do momento da homenagem.

Emerson Gomes