Secretário recebe Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Três Corações

Foto: Milene Duque

IMG 0705 1

Moção de aplauso reconhece relevância do trabalho desenvolvido pelo secretário Germano Vieira

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, recebeu na tarde dessa segunda-feira, 12 de novembro, uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Três Corações. A entrega da placa aconteceu durante Sessão Ordinária da Câmara de vereadores do município. A homenagem foi um reconhecimento público pela relevância do trabalho desenvolvido na pasta ambiental.

O propositor da moção, o vereador sênior, Paulo Tavares, explicou porque indicou o secretário para recebimento da condecoração e reforçou o trabalho desenvolvido por ele. “Tive a oportunidade de participar de uma palestra proferia pelo secretário Germano na Unincor (Universidade Vale do Rio Verde) e vi como o trabalho realizado, principalmente com relação à municipalização do licenciamento ambiental é fundamental para os municípios, trazendo muitos benefícios para as cidades que aderem”, frisou.

Foto: Milene Duque

O Vereador Sênio, Paulo Tavares, ressaltou a importância da condecoração

Germano Vieira agradeceu a homenagem e disse estar lisonjeado. “O recebimento dessa Moção de Aplauso é o coroamento de um trabalho que vem sendo realizado por mais de 2 mil servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental de nosso estado”, disse.

O secretário reforçou que chefiar a pasta ambiental em Minas é um grande desafio. “Minas Gerais é um estado com diversidades regionais significativas, complexidades sociais, um meio ambiente diverso, três biomas, diversos rios, afluentes e bacias. Todos nós acompanhamos como nunca se falou tanto em meio ambiente numa campanha eleitoral como nessa última. Foi muito importante para a sociedade brasileira encarar essa temática numa campanha eleitoral, para que a população reflita sobre a forma de conciliação entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Eu acredito nessa aliança histórica entre o social, o econômico e o ambiental. Sabemos que a teoria é fácil, mas a prática é muito difícil, e nós da Secretaria de Meio Ambiente temos praticado a sustentabilidade em todos e quaisquer serviços que prestamos”, enfatizou.

O avanço na análise do passivo de licenciamento também foi destacado pelo secretário. “Tínhamos em Minas Gerais um passivo de licenciamento histórico, que afogava o desenvolvimento, a geração de empregos e renda dos mineiros. A partir daí, nossa primeira ação foi colocar essa locomotiva nos trilhos e começamos a atuar firmemente na eliminação do passivo ambiental. Trabalhamos no aprimoramento das normas ambientais, com discussões amplas, fundamentadas na técnica e, com isso, podemos comemorar agora uma redução de mais de 300% de avanço nas análises de licenciamento com relação a 2014. Estamos trabalhando também, desde que assumimos, com a flexibilização do licenciamento, sem prejuízo no rigor técnico de nossas análises. Outra frente que temos atacado é com relação ao licenciamento ambiental municipal, trazendo para o município a oportunidade de desenvolvimento local, com a geração de emprego e renda, dando a oportunidade de um retorno global na melhoria de todo o sistema ambiental, na medida em que reduzimos a entrada de processos no estado e podemos assim, concentrar nossos esforços nas análises de empreendimentos mais complexos”, argumentou.

Milene Duque