Projetos de desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe são temas de encontro

Minas Gerais representará o País na reunião da Rede Regional de Bosques Modelo para América Latina e Caribe que começa nesta quarta (14/11), em Honduras, na América Central. O Estado é o único do Brasil a possuir bosques modelos, áreas protegidas que funcionam como núcleos para difusão de tecnologias de exploração sustentável dos recursos naturais.

O projeto de Bosques Modelo surgiu no Canadá com a proposta de promover a conservação e a utilização sustentável dos recursos florestais e ecossistemas associados, incentivando as comunidades locais ao uso integral dos recursos, através de associações, que desenvolvem atividades produtivas, educativas e de pesquisa. O Comitê Diretor da Rede é integrado por membros do Canadá, Costa Rica, Chile, Argentina, México, República Dominicana, Brasil e Honduras.

Em Minas Gerais, o projeto é desenvolvido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) nos Bosques Modelo da Mata Atlântica (Floresta Estadual de Uaimii, no município de Ouro Preto) e do Pandeiros (Áreas de Preservação Ambiental do Rio Pandeiros, Coxa e Gibão, no município de Januária). As áreas foram reconhecidas pela Rede em 2005.

Bosques mineiros

O trabalho desenvolvido no Bosque Modelo do Pandeiros já apresentou resultados. A região, muito carente, apresentava altos índices de desmatamento. "Desde o início do programa de desenvolvimento sustentável do Pandeiros, que foi o embrião para sua transformação em bosque modelo, foi possível erradicar o desmatamento ilegal na região", afirma Humberto Candeias. As áreas que integram o bosque somam aproximadamente 500 mil hectares com remanescentes importantes de Cerrado e Mata Seca.

As comunidades do entorno do Bosque Modelo do Pandeiros receberam subsídios, equipamentos, insumos e assistência técnica para o desenvolvimento de atividades alternativas que minimizassem as ações predatórias. "Em caráter emergencial, foram distribuídas cestas básicas para as famílias envolvidas, até que fossem alcançados os resultados das atividades", observa Candeias. Também foram oferecidos incentivos para desenvolvimento de atividades na área de agricultura e a pecuária de pequeno porte, voltadas para o consumo próprio e comercialização de excedentes. O projeto estimula, ainda, a formação de florestas sociais de produção gerando trabalho e renda para a população local, reduzindo a demanda por madeira e lenha para uso nas propriedades e para produção de carvão vegetal.

O Bosque Modelo da Mata Atlântica tem seu núcleo na Floresta Estadual de Uaimií. Segundo o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, a intenção é que, com a experiência de Ouro Preto, sejam criados outros núcleos nas áreas de entorno dos Parques Estaduais do Rio Doce, de Ibitipoca, do Itacolomi, da Serra do Brigadeiro, de Nova Baden, Rola-Moça, Itambé e Serra do Papagaio.

A Floresta Estadual de Uaimii possui área de 4.398,16 hectares. As comunidades do entorno terão oportunidade de realizar cursos de treinamento em atividades relacionadas ao meio ambiente para aprimoramento e capacitação nas áreas de ecoturismo, fabricação de mobiliário, produção de doces, apicultura, criação de animais silvestres e artesanato. Humberto Candeias observa que está em estudo a implantação na região de uma usina e um laboratório para extração de óleo e do princípio ativo da espécie Candeia, o alfabisabolol, produto de alto valor no mercado internacional usado na fabricação de cosméticos.

Reunião da Rede

Na reunião da Rede Regional de Bosques Modelo para América Latina e Caribe serão apresentadas as propostas para inclusão de novos Bosques. Os candidatos são as unidades de conservação de Yoro (em Honduras), o Yaque del Norte (República Dominicana), Tierras Adjuntas (Porto Rico) e San Pedro (Argentina). Atualmente, existem 15 bosques modelo na América Latina e no Caribe.

O diretor geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, que representará o Sisema na reunião, destaca que no encontro também serão avaliados o planejamento estratégico e a regulamentação do uso dos recursos financeiros captados pela Rede. A reunião acontecerá entre os dias 14 e 18 de novembro, na cidade de La Ceiba, em Honduras.

14/11/2007
Fonte: Ascom/Sisema