Semana do Meio Ambiente tem programação em todo o Estado

Fotos: Evandro Rodney

Foto 01 - Grao Mogol Semana do Meio Ambiente - Evandro Rodney

Parque Estadual de Grão Mogol, no Norte de Minas

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2018 no interior do Estado se estenderão por todo o mês de junho. As unidades regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) prepararam atividades que incluem blitzen em rodovias, palestras, teatro, visitas técnicas a unidades de conservação e viveiros de produção de mudas. Pelo menos 100 cidades têm programações com a temática ambiental.

Uma das principais preocupações do IEF em junho é o início do período de ocorrência de incêndios florestais. A maioria das atividades programadas faz referência aos cuidados que a população deve tomar para evitar o fogo. É o caso da proposta da equipe do Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, que durante a semana de 04 a 08 de junho, informará aos visitantes os efeitos das queimadas sobre a biodiversidade.

Já na região do Alto Médio São Francisco, no município de Matias Cardoso, no dia 05 de junho, a equipe da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) do IEF, apresentará uma palestra para a comunidade do Quilombo Lapinha. Novamente o tema serão os cuidados para evitar os incêndios florestais. Ainda na região, no município vizinho de Jaíba, será realizado um mutirão para limpar a orla do rio Verde Grande e plantar mudas de espécies nativas.

Foto 02 - Rio Doce Semana do Meio Ambiente - Evandro Rodney

Parque Estadual do Rio Doce, no Leste do Estado

Tradição

A interação com as comunidades nos locais onde possui unidades de conservação é um dos grandes trunfos da ação do IEF ao logo de sua trajetória. Na cidade de Grão Mogol, no norte de Minas, onde está o Parque Estadual de mesmo nome, o Instituto montará um estande na Festa da cidade, no dia 09 de junho, e divulgará a importância da unidade de conservação. O mesmo acontecerá na cidade de Buenópolis, onde está o casarão onde funciona a sede do Parque Estadual da Serra do Cabral, que receberá uma exposição de fotos durante a festa do  município.

No nordeste do Estado, duas unidades de conservação realizarão gincanas com alunos de escolas vizinhas. O Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, em Serranópolis de Minas, realizará a atividade no dia 20 e o Parque Estadual de Montezuma, no município de mesmo nome, no dia 12. Na mesma região, a equipe da Agência de Florestas e Biodiversidade da cidade de Padre Paraíso irá desenvolver um projeto de hortas e produção de mudas na Escola Municipal Milton Campos com alunos do ensino básico.

Já na Zona da Mata, a equipe do IEF em Lima Duarte desenvolve o projeto “Moleque no Viveiro”. A atividade leva crianças e jovens a conhecerem a atividade de produção de mudas no viveiro da cidade, culminando no plantio de Mata Atlântica em uma área de um hectare anexa à Escola Adalgisa de Paula Duque. A atividade acontecerá de 04 a 09 de junho.

Em Patos de Minas, o coordenador de Regional de Unidade de Conservação do IEF,  Rubens Maciel Cappuzzo, participará da mesa redonda “Unidades de Conservação para proteção de Mananciais” no anfiteatro da Faculdade de Patos de Minas, no Campus Major Gote. A atividade acontecerá no dia 06 de junho e o analista ambiental abordará as vantagens e dificuldades da criação e manutenção de unidades de conservação em área urbana.

A programação de cada um dos regionais do IEF pode ser conhecida clicando nos links abaixo.

1 - Alto Médio São Francisco

2 - Alto Paranaíba