Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema e Ministério do Meio Ambiente firmam parceria para educação ambiental

PDFImprimirE-mail

A educação ambiental terá reforço em Minas. Um plano de trabalho com diversas ações e programas será implementado nos próximos dois anos no Estado, por meio de parceria firmada entre o Sistema Estadual de Meio de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Acordo de Cooperação Técnica assinado estabelece trabalho conjunto para a realização de cursos e criação de espaços voltados para atividades de educação ambiental, cidadania e a responsabilidade socioambiental.

 

O documento estabelece as obrigações pertinentes a cada órgão durante a execução dos programas. São de responsabilidade de ambas as instituições designar os responsáveis para acompanhar a execução das ações e compartilhar experiências e conhecimentos sobre os projetos e ações firmadas no plano de trabalho. O acordo tem validade de 24 meses, podendo ser prorrogado, a critério das instituições.

 

Os signatários devem promover o apoio técnico, a articulação institucional e a mobilização necessária à execução das ações, bem como orientar os trabalhos da equipe. O acompanhamento da execução do acordo também é de responsabilidade das respectivas instituições, bem como a viabilização e distribuição de material didático.

 

Segundo o assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Ruas, o acordo vai fomentar ainda mais a educação ambiental no Estado. “São diversas ações e programas que vão se somar às iniciativas já em execução em Minas”, afirmou. 

 

De acordo com André Ruas, ficou acordado que o Sisema será o mobilizador dos atores locais para implementação das ações estabelecidas no plano de trabalho. “O órgão gestor do meio ambiente em Minas Gerais também será responsável por articular com outras instituições parceiras que atuam no Estado, em especial os municípios e suas entidades representativas, para a execução das atividades”, disse.

 

Foto: Arquivo Sisema

educacao-ambiental3

Ação de Esducação Ambiental no PE Serra Verde

A execução, a gestão pedagógica e o monitoramento das ações previstas no plano de trabalho também ficarão a cargo do Sisema, que irá prestar ao Ministério todas as informações que atestem as atividades realizadas.  “O Sistema Estadual também deverá enviar todos os documentos e relatórios que comprovem as ações efetuadas no âmbito do plano de trabalho”, explicou o assessor.

 

Por outro lado, caberá ao MMA divulgar, nos diversos fóruns e colegiados nacionais, os resultados das ações estabelecidas no plano de trabalho. “O Ministério dará publicidade nacional às atividades realizadas e aos resultados obtidos. Elas serão publicadas no site deste órgão, bem como em veículos de comunicação nacional”, acrescentou Ruas.

 

Janice Drumond
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900