Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Projeto Água Viva realiza censo sobre a população ribeirinha do rio Paracatu

PDFImprimirE-mail

Com o objetivo de levantar a situação sócio-econômica, cultural e as tradições das populações ribeirinhas da região do baixo Paracatu, no Noroeste do Estado, pesquisadores do Projeto Água Viva começam a realizar hoje (08/11), em Brasilândia de Minas, um censo sobre os moradores que vivem às margens do rio. Essa é mais uma ação promovida pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) por meio do IEF.

Na primeira fase, o censo irá percorrer, até dezembro deste ano, os municípios de Brasilândia de Minas, Santa Fé, João Pinheiro e Buritizeiro. Posteriormente, o mesmo censo será aplicado nas cidades do médio e alto Paracatu, de forma a obter um diagnóstico completo de toda a extensão do rio.

Segundo o coordenador e idealizador do Projeto Água Viva, Ricardo Cottini, da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a metodologia do censo é constituída por entrevistas presenciais com os núcleos populacionais ao longo do rio e estão sendo realizadas por uma empresa contratada pelo projeto. "O censo permitirá um melhor conhecimento da realidade dos moradores que vivem à margem do rio Paracatu, traçando seus perfis, para que as ações do projeto gerem mudanças de hábitos que irão refletir na conservação do Rio Paracatu", afirma.

Além disso, de acordo com Cottini, através do censo, serão obtidas informações a respeito do comportamento das populações ribeirinhas, visando à indicação de projetos posteriores para a implementação de atividades alternativas de renda. "Os resultados obtidos com o censo, juntamente com as propostas sugeridas durante o Fórum de Educação Ambiental, ocorrido em outubro, em Paracatu, irão nortear as ações previstas para o público-alvo do Projeto Água Viva: produtor rural, pescador, empresários, comerciantes e sociedade, uma vez que a responsabilidade da conservação do rio é de todos os usuários", finaliza o coordenador.

Projeto Água Viva

O Água Viva é um dos projetos que compõem o Programa de Educação Ambiental na Sub-bacia do Rio Paracatu. Coordenado pelo IEF, tem como foco a atividade de pesca e a conservação dos recursos hídricos, por meio da sensibilização e educação dos usuários do rio da região do noroeste de Minas, num processo de gestão participativa.

O Programa de Educação Ambiental na Sub-bacia do Rio Paracatu é uma ação do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em conjunto com os órgãos que também compõem o Sisema: IEF, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Polícia Militar de Meio Ambiente.


08/11/2007
Fonte: Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900