Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Projeto Água Viva leva educação ambiental ao noroeste do Estado

PDFImprimirE-mail

Começou nesta segunda (05/11), em Brasilândia de Minas, o 1º Curso de Educação Ambiental para Professores do Noroeste de Minas. O evento, realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), é a primeira ação do Projeto Água Viva lançado no dia 25 de outubro, e acontece na Casa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) até sexta-feira (09/11).

O curso tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos educadores para desenvolverem, nas escolas, atividades interdisciplinares relacionadas ao meio ambiente, com enfoque voltado para o rio Paracatu. Outra meta é formar e instruir alunos para mudanças de posturas e hábitos em relação ao uso dos recursos naturais.

Na cerimônia de abertura do curso, o coordenador e idealizador do Projeto Água Viva, Ricardo Cottini, da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), explicou os motivos que levaram Brasilândia de Minas a ser a cidade escolhida para iniciar o Projeto: "Brasilândia é muito importante para este projeto porque é a única cidade da região Noroeste onde o rio Paracatu banha a área urbana. O rio está presente na vida de cada cidadão do local e isso tem que ser valorizado", afirmou.

O coordenador enfatizou que o sucesso do Projeto Água Viva depende da conscientização dos usuários dos cursos d'água que compõem a sub-bacia do Rio Paracatu. Para isso serão realizadas atividades de educação ambiental que promovam sensibilização, mobilização e participação popular: "Todos os segmentos da sociedade devem estar envolvidos com a conservação do rio Paracatu, preservando cada vereda, olho d'água ou afluente do rio", observou.

Cottini anunciou a próxima ação do projeto: o censo cultural. O trabalho, que será realizado pelos pesquisadores do ‘Água Viva' nos assentamentos à beira do Rio Paracatu, tem o objetivo de colher informações sobre a população ribeirinha a fim de conhecer melhor a realidade local e, conseqüentemente, tornar as ações do programa mais eficientes.

No final do evento, os alunos de nível fundamental das escolas de Brasilândia de Minas, vencedores do Concurso de Frases sobre o Rio Paracatu, promovido pelo Projeto Água Viva, receberam o prêmio do Sisema.


06/11/2007
Fonte: Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900