Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Igam divulga primeira etapa do Plano Estadual de Recursos Hídricos

PDFImprimirE-mail

Um dos mais importantes instrumentos de gestão que consta da legislação de recursos hídricos do Estado começa, neste mês, a ser divulgado pelo Igam. Nove reuniões estão agendadas em todas as regiões de Minas Gerais com os objetivos de apresentar à população os resultados da primeira etapa do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), já concluída, e lançar a segunda fase, prevista para começar no próximo ano.

O PERH pretende estabelecer princípios e diretrizes para o planejamento e controle do uso da água em Minas Gerais. Assim que for concluído, será submetido ao governo do Estado, que o editará por meio de decreto.

A primeira etapa do plano foi elaborada entre junho e dezembro de 2006, com recursos do Banco Mundial. "O Igam se empenha desde 2000 para colocar o plano em prática", destaca a diretora de Gestão de Recursos Hídricos, Luiza de Marillac. Ela explica que a primeira etapa do trabalho sistematizou toda a história da construção da gestão de recursos hídricos de Minas Gerais. "Esse foi um levantamento importante para nortear a segunda fase e nos dar um panorama da atual situação do gerenciamento de recursos hídricos no Estado" afirma.

Já a segunda etapa do o plano vai tratar da quantidade e qualidade das águas em Minas Gerais e, a partir disso, definir programas, ações e metas que deverão ser implementados para a melhoria da gestão de recursos hídricos no Estado. "Nas reuniões, vamos mostrar a real situação das águas, aquilo que foi diagnosticado na elaboração da primeira etapa", explica Célia Fróes, gerente de Planejamento de Recursos Hídricos.

Além de apresentar à sociedade os resultados dos trabalhos já realizados, as reuniões darão oportunidade à população de participar com sugestões e apontar problemas relacionados à água em cada uma das regiões visitadas. "Nos encontros, realizaremos oficinas com ampla participação popular. Acreditamos que esses contatos nos darão subsídios para as próximas ações a serem definidas na segunda etapa", esclarece Célia.

A primeira reunião será no próximo dia 13, em Divinópolis, no auditório da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi - avenida Paraná, 3001 - Jardim Belvedere), a partir das 8h. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

Programação:

 8h - Credenciamento - Café da manhã
9h - Abertura
9h15 - Vídeo Plano Estadual de Recursos Hídricos
9h30 - Apresentação Plano Estadual dos Recursos Hídricos
10h30 - Atividades em grupo para coleta de sugestões
12h30 - Encerramento



06/11/2007
Fonte: Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900