Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema discute Zoneamento Ecológico-Econômico

PDFImprimirE-mail

Na última terça-feira (23), o Bate-Papo do Sisema teve como tema o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), um projeto que é desenvolvido em Minas desde 2005. O estudo é uma parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) com a Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Para debater sobre o ZEE estiveram presentes o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, o professor da UFLA e coordenador do ZEE em Minas, José Roberto Scolforo, o representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Lima, e o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cezar Henrique Barra Rocha.  

O professor Scolforo fez uma apresentação do projeto que está previsto para ser finalizado em 2007. O representante do MMA, André Lima, falou de sua experiência em relação ao tema abordado. Após as apresentações houve um debate com a mediação do representante da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seapa), superintendente de Política e Economia Agrícola, João Ricardo Albanez e o professor Cezar Henrique Barra Rocha, da UFJF.

"É preciso investir na base de dados para alicerçar o planejamento em bases mais sólidas", destacou o professor Scolforo. José Claúdio Junqueira explica que o ZEE "pretende contribuir para definição de áreas estratégicas para o desenvolvimento da sustentabilidade em Minas Gerais e para a orientação dos investimentos do Governo e da sociedade civil, segundo as peculiaridades regionais".

Participaram do evento cerca de 60 pessoas. Um dos questionamentos que geraram polemica foi quanto a cultura da cana-de-açúcar, que está em plena expansão. Representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg) se posicionaram contra a grande expansão do plantio de cana, o temor é de diminua a agricultura familiar e se crie um sistema de monocultura, prejudicando assim o plantio de outros produtos.

Na segunda quinzena de novembro está previsto um Bate-Papo sobre a atuação da Polícia Ambiental em Minas.


24/10/2007
Fonte: Ascom/Sisema
 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900