Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Campanha Desengaveta conscientiza sobre uso racional de materiais de escritório

PDFImprimirE-mail

Com o objetivo de recuperar os materiais de escritório que não são utilizados ou que possuem pouco uso pelos servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), a Diretoria de Infraestrutura e Patrimônio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Programa AmbientAÇÃO lançam, nesta segunda-feira (16/10), a Campanha Desengaveta, com o lema: “O que é seu pode ser de todos”.

 

A campanha, que também possui foco educativo, abordará aspectos do uso e solicitação consciente desses materiais no almoxarifado, a fim de evitar gastos desnecessários na aquisição de bens de consumo. A ação faz parte das comemorações do Dia do Consumo Consciente, em 15 de outubro. “A Campanha Desengaveta busca incentivar as gerências, diretorias e servidores do Sisema a requerer apenas materiais que são utilizados no setor e em quantidade suficiente para atender suas demandas”, disse a gestora do Programa Ambientação, Ana Paula Aleixo.

 

De acordo com ela, muitos servidores acumulam, por exemplo, diversos grampeadores em suas gavetas, enquanto outros nem sabem que eles podem ser solicitados no almoxarifado. “Para evitar o acúmulo desnecessário de materiais nos armários e gavetas e otimizar o seu uso, a campanha prevê a entrega voluntária de materiais, tais como grampeador, perfurador, prancheta, tesoura, pasta, régua e cola para serem devolvidos ao almoxarifado”, frisou.

 

Os itens que não estiverem em condição de uso serão alienados, doados, transformados ou transferidos para cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Outro objetivo da campanha é incentivar o uso de materiais que não são novos, mas que estão em bom estado de conservação. “Para algumas atividades não é necessário um tubo inteiro de cola ou um rolo de barbante. A cola, se não for usada, pode secar. O mesmo acontece com as tintas de canetas, almofadas de carimbo, fitas adesivas, entre outros. Se o material não possui mais serventia, ele poderá ser devolvido ao almoxarifado e será útil para outros servidores”, ressaltou Ana Paula.

 

Para aderir à campanha, que inicialmente será restrita aos servidores da Cidade Administrativa, basta entregar os materiais nos postos de coleta localizados no segundo andar do prédio Minas, próximos aos setores do Ambientação e da Diretoria de Infraestrutura e Patrimônio.

 

A campanha tem início no dia 16 de Outubro e vai até o dia 30 de Novembro. No entanto, o Almoxarifado continuará recebendo os itens em bom estado de uso após o encerramento da campanha. “A ideia é que a entrega dos itens seja permanente no Sisema”, afirma Diego Fernandes Araújo, diretor de Infraestrutura e Patrimônio.

 

Para incentivar a participação dos servidores, o Ambientação sorteará kits do Programa entre aqueles que fizerem a entrega de materiais. Para participar do sorteio basta preencher a ficha de participação. A lista completa dos materiais que fazem parte da campanha pode ser acessada no link: Clique aqui.

 

Programa Ambientação

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900