Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

4º Bate-Papo no Sisema debate áreas protegidas e biodiversidade

PDFImprimirE-mail

Com o tema ‘ Áreas Protegidas e Biodiversidade’, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Assessoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Assea) realizou, na tarde de ontem (10/10), mais uma edição do Bate-Papo no Sisema. O evento é dedicado às entidades ambientalistas, com o intuito de promover o diálogo e aproximar a sociedade civil e a gestão participativa na discussão de políticas ambientais.

O assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas, ressaltou na abertura do Bate-Papo, que a retomada das reuniões foi uma iniciativa das Ongs ambientalistas, com a finalidade de ampliar as discussões e esclarecer dúvidas. "As reuniões do Bate-Papo no Sisema foram retomadas neste ano, e pretendemos ampliá-las no ano que vem, a fim de incluir a participação de mais segmentos interessados na pauta ambiental”, afirmou. André Ruas disse, ainda, que “as reuniões têm sido produtivas para ouvirmos os anseios das entidades ambientalistas e também para que os órgãos do Sisema possam apresentar os trabalhos e avanços que estão sendo desenvolvidos pelo governo".

A conversa durante o evento foi em torno de Áreas Protegidas, no âmbito estadual e municipal, com a discussão sobre a Deliberação Normativa Copam nº 214/2017, que estabelece diretrizes para a elaboração e execução dos Programas de Educação Ambiental no âmbito dos processos de licenciamento e a DN Copam nº 213, que estabelece as tipologias de empreendimentos e atividades cujo licenciamento ambiental será atribuição dos municípios.

Segundo o subsecretário de Regularização Ambiental (Suram), Anderson Silva de Aguiar, ”esta é uma oportunidade para o Sisema mostrar o que estamos fazendo e esclarecer dúvidas”. Aguilar enfatizou a importância da aproximação e do debate democrático. Outro fator apontado por ele foi o avanço das reflexões acerca dos problemas ambientais, no âmbito dos municípios, e a participação da sociedade, em geral, na criação de unidades de conservação e aumento dos espaços territoriais.
 
Foto: Janice Drumon
Bate-papoSisemaOutubro2
A reunião contou com a participação de representantes de Ongs e dirigentes do Sisema

 

Já a participante e membra da Ong Movimento Pró-Rio Todos os Santos e Mucuri, Alice Lorentz de Faria Godinho, destacou que “não podemos perder a esperança no que diz respeito às questões ambientais” e lembrou, ainda, que “esta é uma oportunidade de trazer o diálogo e o intercâmbio entre as instituições”.

 

O debate contou com a presença de representantes de Ongs ambientais e dirigentes do Sisema.

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900