Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Incêndio no Parque Estadual do Itacolomi termina após intenso combate

PDFImprimirE-mail

Depois de quase uma semana o incêndio que atingiu o Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, chegou ao fim na noite da última quinta-feira (18). O fogo começou na madrugada do dia 12 de outubro e consumiu uma área de quase 1.500 hectares, o que corresponde a cerca de 20% da área total da unidade de conservação.

No combate ao fogo trabalharam 80 pessoas, entre integrantes da Força-Tarefa Previncêndio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros. A ação contou com o apoio de cinco aviões Air-Tractor para o combate ao fogo, além de três helicópteros. Em 2007 foram registrados em Minas Gerais cerca de 13.500 focos de incêndio, até o momento.

A coordenadora da Força-Tarefa, Cláudia Melo, ressalta que a chuva na noite de ontem foi colaborou para o encerramento das ações no Parque. "O incêndio estava controlado desde a tarde da quinta-feira e a chuva que caiu no início da noite ajudou bastante na finalização dos trabalhos", comemora.

Parque Estadual do Itacolomi

O Parque do Itacolomi é um dos sete parques estaduais abertos á visitação, possui uma área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas de emas. Abriga muitas nascentes, escondidas nas matas, que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. Os mais importantes são os córregos do Manso, dos Prazeres, Domingos e do Benedito, o rio Acima e o ribeirão Belchior.

Previncêndio - O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) é responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais, atividades pelas quais o IEF é a instituição responsável em Minas Gerais, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 10.312/90, pelo Decreto nº 39.792/98 e pela Lei Delegada nº 79/03.

Além do efetivo trabalho de combate aos incêndios florestais, que acontece principalmente entre os meses de maio e novembro (período mais seco do ano), o Previncêndio realiza campanhas educativas, especialmente junto às comunidades que vivem no entorno de unidades de conservação, sobre o uso correto do fogo.  

A equipe da Força Tarefa está de prontidão 24 horas por dia para atendimento às ocorrências e denúncias por meio do telefone 0800 28 32323.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900