Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema participa da Ecolatina

PDFImprimirE-mail

No período de 16 a 19 de outubro, acontece a 7ª edição da Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social - Ecolatina 2007. Com o tema Mudanças Climáticas: tempo de entrar em ação, o evento é realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, e tem o apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).

A Ecolatina reúne, anualmente, autoridades nacionais e internacionais, especialistas, empresários, investidores, cientistas e comunidade em geral, com o objetivo de promover um debate sobre as atuais questões relativas à sociedade e ao meio ambiente. No evento, são realizados cursos, fóruns, seminários e atividades de especialização com temas ambientais, além de exposições de estandes de diversas empresas e instituições ligadas ao meio ambiente.

O Sisema participa da Ecolatina com um estande feito de materiais recicláveis, como sobras de toras de eucalipto, que formam uma parede do espaço. No estande, os participantes têm a oportunidade de discutir com técnicos questões relacionadas ao meio ambiente, como licenciamento ambiental, Sistema de Informação Ambiental (Siam), o Programa Ambientação, Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), dentre outros temas. Além disso, são disponibilizados materiais de comunicação sobre os órgãos que compõem o Sisema: Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Abertura - A cerimônia de abertura da Ecolatina foi realizada na última terça-feira, 16, no auditório do Minascentro e contou com a participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. Estiveram presentes neste evento cerca de 800 pessoas.

Em seu discurso na abertura do evento, o Secretário enfatizou a importância da Ecolatina, que promove o intercâmbio técnico-científico entre diversos setores da sociedade. José Carlos Carvalho, em referência ao tema deste ano, lembrou que o relatório do IPCC/ONU - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas elimina qualquer dúvida sobre a interferência do homem no aquecimento do planeta: "Estamos vivendo um momento especial na história da humanidade e devemos urgentemente reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e, neste contexto, é fundamental a ação de responsabilidade socioambiental", afirmou.

Segundo José Carlos Carvalho, toda crise de natureza civilizatória, pressupõe mudanças de atitudes, de políticas públicas e de comportamento. "O ser humano precisa agir de uma nova maneira, diferente da antiga cultura de desperdício, pois toda vez que destruímos o meio ambiente, destruímos o ambiente em que a vida se manifesta", finalizou o Secretário.

Fonte: Ascom/ Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900