Governo de Minas participa da abertura de Workshop Internacional

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, foi representado na noite dessa terça-feira (11/07) pelo secretário Adjunto de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, na abertura do VI Workshop Internacional sobre planejamento e desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas. O evento acontece de 11 a 15 de julho no Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pretende propiciar a divulgação de conhecimento, ampliando a interlocução entre pesquisadores e gestores.

A mesa de abertura contou com as presenças do Reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, do diretor presidente da Agência Nacional de Águas, Dr. Vicente Andreu Guillo e demais autoridades. A Conferência de abertura foi proferida pelo Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho.

O secretário Adjunto de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, destacou que o evento reúne os diversos atores da sociedade para discutir um tema da mais alta relevância para a gestão ambiental e hídrica brasileira. “Cabe destacar o simbolismo da realização do evento no Triângulo Mineiro, região de extrema relevância, não só para Minas Gerais como para o Brasil e para a América do Sul, já que seus dois principais rios, o Grande e o Paranaíba são os principais formadores do Rio Paraná”, disse.

Germano Vieira também ressaltou os problemas enfrentados por Minas Gerais com relação à crise hídrica e o importante papel da região do Triângulo Mineiro nos desafios enfrentados. “O Triângulo também vivenciou essa realidade e sofreu com os efeitos da seca. O desafio histórico dessa região é lidar com a baixa oferta e a alta demanda de água”, ressaltou. O secretário acrescentou que também é um desafio aliar a demanda por água com o perfil econômico do Triângulo.

"A região, nos últimos anos, passou por um desenvolvimento expressivo, consolidando-se como um importante eixo de conexão das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil É também fronteira agrícola em expansão, com produção de grãos e pecuária e uma forte agroindústria. Nesse sentido, o triângulo concentra 50% dos processos de outorga formalizados no Estado e 20% das certidões de uso insignificante concedidos no estado, sendo a Superintendência Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro a que mais possui processos de regularização nas atividades agrossilvopastoris”, afirmou.

O secretário adjunto reforçou que “estamos diante de um desafio que aumenta a cada dia: Como garantir água em quantidade e qualidade suficiente para atender a todos os usos?”. Germano disse que acredita em uma atuação conjunta e participativa, estruturada na conservação e uso sustentável da água e na ampliação do conhecimento para garantir um futuro com mais segurança hídrica.

“Nesse sentido, destaco que o governo de Minas, em conjunto com a sociedade, está buscando de forma incessante essa evolução. Estamos revisando as regras do licenciamento, de forma a considerar, para fins de reforçar nossa análise técnica, fatores locacionais. Dessa forma, podemos, de maneira mais assertiva, considerar as realidades, os desafios e as potencialidades regionais na regularização de empreendimentos. Estamos trabalhando e iremos disponibilizar para a sociedade uma plataforma geográfica com a infraestrutura de dados espaciais de Minas Gerais, de forma a dotar a sociedade de informações de qualidade e atualizadas, transparente e unificada, para que todos possam ter acesso amplo às informações ambientais e melhorar a tomada de decisões”, destacou.

O lançamento do Sistema de Cadastro on line de Uso Insignificante de Recursos Hídricos, também foi citado pelo secretário adjunto. “Por meio desse sistema, em menos de dois meses de seu lançamento, foi possível quadruplicar o número de certidões emitidas, trazendo à regularidade um conjunto de pessoas antes à margem da lei”, reforçou.

“Cito esses exemplos para reafirmar que a gestão das águas é um desafio para todos nós. Este evento simboliza a busca, que deve ser sempre pautada pela qualidade técnica, pela pesquisa, pela gestão participativa, pelo equilíbrio entre as forças que movem nossa sociedade. Deixo aqui a mensagem do governo de Minas de confiança e esperança de que, com o apoio de todos, teremos um futuro melhor pela frente”, finalizou.

VI Workshop

O Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas (PDSBH) é um evento técnico-científico de grande importância para o desenvolvimento de técnicas e políticas de gestão ambiental. Foi realizado, de 2009 a 2011, na universidade Federal do Ceará (UFC), em 2013, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e, em 2015, na Universidade Federal do Pará (UFPA). No final dos trabalhos será produzido um documento que registra os avanços científicos e práticos já alcançados e apontando para as possibilidades que devem ser perseguidas.

As versões anteriores do Workshop Internacional contribuíram para o avanço dos estudos na temática e no aprimoramento de métodos e técnicas de pesquisa, planejamento e gestão de bacias hidrográficas. Este esforço conjunto das diversas áreas da ciência tem a expectativa de produzir bons resultados na docência, pesquisa e extensão, com inovações para mudanças de condutas e aprimoramento da sustentabilidade nas Bacias Hidrográficas.

O evento propicia, também, a divulgação de conhecimentos e amplia a interlocução entre pesquisadores e gestores, do Brasil e do exterior, sobre o planejamento e gestão de bacias hidrográficas, servindo como referência básica para os estudantes de pós-graduação, graduação, técnicos e gestores de instituições públicas e privadas, especialmente para os membros de Comitês de Bacias Hidrográficas e para as comunidades em geral.

Milene Duque