Sisema participa de Fórum Regional de Governo em João Pinheiro

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participou nessa quinta-feira (06) da nova fase do Fórum Regional de Governo, que aconteceu em João Pinheiro, Território Noroeste. O evento reforça a política de regionalização implantada pela gestão estadual e reuniu representantes dos 30 municípios que integram o território.

Durante o evento, com participação de cerca de 4 mil pessoas, o governador anunciou uma série de investimentos para o município e região, como a reforma de escolas, doação de veículo para a segurança e equipamentos e materiais para a infraestrutura. Fernando Pimentel também recebeu o Título de Cidadão Honorário de João Pinheiro.

Segundo o governador, o modelo dos fóruns regionais permite a aproximação direta do governo com a população mineira. “A melhor forma de governar é estar perto das pessoas, chegar perto, com humildade, com sinceridade, ouvir os problemas de cada região, de cada cidadão, e tentar resolvê-los, ainda que com dificuldades. A situação financeira do Estado não é boa, como não é das prefeituras e não é do governo federal, mas isso não é desculpa para a gente ficar lamuriando. Isso é motivo para a gente trabalhar mais, se empenhar mais. É por isso que nós implantamos esse modelo dos Fóruns Regionais de Governo, já há dois anos, e com muitas entregas aqui na região”, afirmou.

No stand do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), organizado pelos regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Noroeste (Unaí), Alto Paranaíba (Patos de Minas) e pela Superintendência Regional de Meio Ambiente Noroeste (Supram), foi possível tirar dúvidas sobre diversos temas ligados à área ambiental. No stand também foram distribuídas cerca de 400 mudas de espécies nativas do cerrado e frutíferas, bem como material educativo. “Alguns produtores rurais manifestaram interesse em proteger áreas de nascentes e foram orientados quanto a isso”, disse o coordenador de fomento do Regional Noroeste do IEF, José de Paula Martins.

Crédito: Acervo IEF
FórumRegionalNoroeste2
No Stand do Sisema foram distribuídas 400 espécies de mudas nativas e frutíferas

Outro Projeto bastante divulgado no stand do Sisema foi o Projeto ASAS, que visa o cadastramento de propriedades rurais para a soltura de animais silvestres. Os animais que são resgatados, apreendidos ou entregues voluntariamente, vão para um centro de triagem, onde passam por um período de recuperação para depois serem devolvidos aos seus biomas de origem, nas áreas cadastradas pelo projeto, sendo monitorados periodicamente.

Participação popular

Durante a realização dos fóruns, o núcleo de governo do Estado é transferido, simbolicamente, para os municípios dos territórios onde se realizam os encontros, com participação de todos os órgãos do Governo, que apresentam e disponibilizam serviços aos gestores públicos e à população, além de mostrar suas ações e resultados.

Participam do encontro secretários de Estado, que têm agendas paralelas às dos Fóruns Regionais, com os colegiados executivos, parlamentares, prefeitos, vereadores e representantes de mais de 40 órgãos estaduais. Nesta nova rodada, já foram realizados encontros em Ituiutaba, Território Triângulo Norte (4/5), Montes Claros, Território Norte (1º/6), Juiz de Fora, Território Mata (8/6) e Manhuaçu, Território Caparaó (29/6). Estão programados eventos para cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento.

Entregas

Entre outras ações que melhoraram a vida dos mineiros e das mineiras dos 30 municípios do Território Noroeste, e atendendo demandas surgidas nas reuniões dos Fóruns Regionais de Governo nos dois primeiros anos da atual administração, foram reformadas ou ampliadas 40 escolas da região.

Na área ambiental e para o fomento à comercialização de produtos agrícolas, foram destinados à região três caminhões isotérmicos, para o transporte adequado de alimentos, e 11 kits feira. Em Brasilândia de Minas, foram concluídas, em setembro de 2016, as obras de construção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), interceptores e 59 mil metros de rede coletora, além da implantação de 2,3 mil ligações. Ainda no mesmo município, foi implantado novo sistema de captação de água do Rio Paracatu e ampliada a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA), além da instalação de reservatório com capacidade para 500 metros cúbicos.

Para o incremento da atividade econômica do Território Noroeste, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) destinou recursos da ordem de R$ 148,35 milhões para empresas de diversos portes e produtores rurais, beneficiando a indústria de transformação, comércio e serviços, entre outros, em 28 municípios.

Outras entregas também foram realizadas em diversas áreas.

Milene Duque