Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Primeira fase do Programa de Fiscalização na Indústria tem resultados positivos

PDFImprimirE-mail

A primeira fase do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (Fapi), promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), terminou dia 09/05, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Desde o início do programa até o momento, 1004 empresas saíram da clandestinidade e iniciaram o processo de regularização ambiental junto à Semad.

Dividido em três etapas, o Fapi irá ocorrer durante todo o ano de 2017. O primeiro momento foi a realização dos workshops, em seguida a etapa de fiscalização preventiva, que começou no dia 05 deste mês. O programa finaliza com o monitoramento dos resultados.

Para o superintendente de Estratégia em Fiscalização Ambiental, Marcelo da Fonseca, o programa demonstrou que tem um potencial muito bom. “O sucesso do programa pode ser traduzido nos números, já que 1004 empreendedores já procuraram as Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) para se regularizarem, mas a nossa expectativa é ainda receber novos pedidos até o fim do programa”, acrescentou.

Cerca de 1,3 mil pessoas estiveram presentes nos workshops. “A maioria das pessoas que participaram das oficinas são grandes empreendedores, que têm como fornecedores outras empresas menores, por isso, esperamos que o público atingido indiretamente seja ainda maior, uma vez que acreditamos que os empresários sejam multiplicadores das informações passadas durante as palestras”, pontuou Marcelo. 

O gerente de Meio Ambiente da Fiemg,WagnerSoares Costa, que esteve presente em todos os worshops, considerou a primeira fase bastante proveitosa. O dirigente também disse que mais empreendedores devem procurar a Semad para iniciar o processo de regularização, uma vez que cada cidade tem um cronograma de início das fiscalizações.

Wagner Costa também ressaltou a grande presença de empreendedores com a regularização em dia. “Notamos a participação de vários empresários que estão em dia com suas obrigações ambientais, mas que ainda tinham dúvidas de como devem prosseguir daqui para frente, como, por exemplo, dar andamento ao processo de revalidação das licenças. Nós miramos um público e acabamos atingindo outro também, isso foi muito proveitoso” enfatizou.

A subsecretária de Fiscalização Ambiental da Semad, Marília Carvalho de Melo, também falou dos bons resultados alcançados pelo Programa. “Os resultados iniciais indicam que estamos no caminho certo, no qual a parceria setor produtivo e órgão ambiental vem potencializando a regularidade ambiental das indústrias mineiras, promovendo consequentemente a melhoria da qualidade ambiental de Minas Gerais”, disse.

Janice Drumond
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900