Operação busca inibir crimes ambientais no noroeste de Minas

O Governo de Minas iniciou nessa segunda (15/10) uma operação de fiscalização integrada na região de Unaí, no noroeste do Estado. A ação pretende orientar os moradores locais sobre o uso correto dos recursos naturais e coibir crimes ambientais como desmatamentos, tráfico de animais, mineração ilegal e uso irregular da água.

Cerca de 60 pessoas participam da operação, que é coordenada pelo Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI) e tem a participação dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema): Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Polícia Militar de Minas Gerais.

A operação acontecerá durante toda a semana e a previsão inicial era de que fosse realizada nos municípios de Unaí, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia, Buritis e Arinos. As equipes, no entanto, também atuarão nos municípios de Riachinho, Urucuia, Formoso, Natalândia e Dom Bosco. Segundo o coordenador operacional da ação, capitão Nilson de Jesus Neves, a ampliação foi necessária devido ao grande número de desmatamentos ilegais para a produção de carvão existentes na região. Uma das táticas utilizadas na operação será reforçar a vigilância nas estradas vicinais. “Com a identificação dos caminhões, da origem e do destino da madeira e do carvão, faremos um mapeamento das rotas do transporte clandestino”, afirma o capitão Nilson.

Ação inicial - No primeiro dia da operação de fiscalização, as ações se concentraram no município de Unaí. A equipe identificou um desmate, uma queima de área e uma intervenção em Área de Preservação Permanente sem autorização. Os responsáveis foram notificados e devem ser multados.