Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Melhoria do rio das Velhas é tema na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

Prefeitos de quase trinta municípios e organizações públicas e da sociedade civil se juntaram ao Governo de Minas e ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, nesta segunda (05/06), no esforço “Revitaliza Rio das Velhas”. Ao assinarem uma carta compromisso, em Belo Horizonte, todos se comprometeram a atuar, de forma sistêmica e coordenada, para garantir os múltiplos usos da água e a segurança hídrica da bacia hidrográfica do rio das Velhas, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A assinatura da carta em prol do rio das Velhas foi o tema principal da solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente do Governo de Minas de 2017. Em Minas Gerais, as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) são organizadas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).

Crédito: Janice Drumond
Germano3 SemanaMeioAmbiente1
Germano Vieira, secretário Adjunto de Meio Ambiente assinou a Carta Compromisso representando a Semad

O trabalho de recuperação do rio das Velhas é coordenado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, em parceria com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, organizações civis e Prefeituras de municípios por onde passa o rio das Velhas.

O rio das Velhas faz parte da história de Minas Gerais, uma vez que por ele transitaram os ciclos do ouro, dos diamantes, do minério de ferro, da urbanização e da industrialização. Hoje, 4,5 milhões de pessoas vivem na bacia e dependem das suas águas. A sobrevivência do rio representa a continuidade de todas as formas de vida, da fauna e da flora existentes na bacia.

Os participantes do esforço “Revitaliza Rio das Velhas”, terão três focos principais de atuação: melhoria da qualidade da água e redução da poluição – tratamento de esgotos; conservação e produção de água; gestão ambiental e participação social. Para impulsionar as ações serão utilizados os recursos financeiros provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos. Serão investidos na totalidade cerca de R$ 50 milhões pelo CBH Velhas.

Solenidade

Na abertura da Semana do Meio Ambiente de 2017, o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira, observou que a questão ambiental é transversal e precisa ser um compromisso de todos. “A carta em prol da revitalização do rio das Velhas é uma demonstração de que cada um, dentro da sua competência e expertise, tem muito a contribuir”, afirmou. “Os Comitês são uma instância importante que deixa menos solitário o ato de governar, contribuindo com a formulação das políticas públicas”, destacou.

Crédito: Janice Drumond
Germano SemanaMeioAmbiente
Germano Vieira, secretário Adjunto ressaltou a transversalidade da gestão ambiental

O presidente da Feam, Rodrigo de Melo Teixeira, destacou a união de esforço como o elemento principal dessa etapa do trabalho em pro da melhoria do rio das Velhas. “A presença maciça de prefeitos e representantes de organizações públicas e privadas mostra que o tema aproxima todos”, destaca. Já o secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Moura Murta, observou que o governador Fernando Pimentel pediu que lembrasse a todos os presentes que está em curso um estudo para regulamentar as ações de saneamento nos 853 municípios mineiros.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcos Vinícius Polignano, destacou que uma expedição iniciada em maio percorreu o rio das Velhas desde a nascente até o município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e terminou no dia 03 de junho. “A atividade teve três componentes: a equipe Água, que usou caiaques para viajar pelo rio; a equipe Terra, que realizou ações de mobilização e educação ambiental, e a equipe de Pesquisa”, explicou. “Tudo vai culminar numa publicação sobre o rio”, afirmou.

“A expedição percorreu oito cidades e em todas elas os prefeitos, vereadores e a população participaram das atividades”, observou Polignano. “Temos de comemorar que o rio das Velhas ainda continua alimentando a capital mesmo após cinco anos de chuvas abaixo da média histórica”, destacou.

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, afirma que 75% do esgoto da cidade já é tratado. “Fazemos a nossa parte, já que o rio Itabirito é o afluente do Velhas e é nossa missão melhorar as condições dos rios”, afirmou. “A sociedade sabe quais são os seus direitos, mas ainda não sabe quais são seus deveres”, ressaltou.

Já a presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna, destacou que o meio ambiente também está nas cidades e cada ação que executamos no cotidiano tem repercussões sobre ele. Ela lembrou outro rio importante para a RMBH, o Paraopeba, que também é modificado por centros urbanos. “Ligações indevidas levam o esgoto diretamente aos rios e a Carta que assinamos aqui hoje tem o intuito de organizar as ações de todos e, a cada dia, melhorar as condições do rio”, afirmou.

Os prefeitos dos municípios que estavam presentes assinaram a Carta Compromisso pela revitalização do rio das Velhas. O próximo passo será a assinatura pelos envolvidos, de um termo onde serão listadas as ações que serão executadas. Ao final da solenidade, a cantora Efigênia dos Santos, a “Carabina”, cantou em homenagem aos expedicionários e à natureza.

Crédito: Janice Drumond
SemanaMeioAmbiente Efigênia
A cantora Efigênia dos Santos finalizou o evento com uma homenagem à natureza

A solenidade comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente teve ainda a presença dos secretários de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares e da diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Fátima Chagas.

Os prefeitos presentes à solenidade e que assinaram a carta compromisso representavam os municípios de Itabirito, Jequitibá, Prudente de Morais, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Capim Branco, Lassance, Várzea da Palma, Curvelo, Corinto, Sabará, Caeté, Monjolos, Rio Acima e Baldim.

As atividades da Semana do Meio Ambiente de 2017 continuam por toda a semana. A programação completa está disponível na internet, no endereço www.feam.br

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900