Governo de Minas inicia plano de prevenção em Várzea da Palma

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) realiza nesta quarta-feira (10/10), às 15 horas, em Várzea da Palma, região Norte de Minas Gerais, reunião com servidores estaduais locais das secretarias de meio ambiente, saúde e agricultura e representantes da Copasa, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O objetivo do encontro é preparar os agentes desses órgãos para a adoção de medidas preventivas e de cuidados com a população em relação à contaminação das águas dos rios das Velhas e São Francisco por cianobactérias, conhecidas como algas azuis.

Também participam do encontro em Várzea da Palma gestores municipais das cidades de Pirapora, Buritizeiro, Lassance, Três Marias e São Gonçalo do Abaeté. Durante a reunião serão entregues cartilhas que explicam o que são as cianobactérias, os efeitos para o ser humano e como fazer para evitar o contato com estes organismos.

A Defesa Civil já recomendou a suspensão do uso das águas dos rios das Velhas e do São Francisco e do consumo de pescado no município de Várzea da Palma. A região foi identificada como a de maior probabilidade de risco de contaminação pelas cianobactérias.

Nesta quarta-feira (09/10), a Defesa Civil Municipal de Várzea da Palma cadastrou as famílias que receberão cestas básicas, enviadas ontem (08/10) pela Defesa Civil Estadual. A prioridade é atender as comunidades que vivem nas Ilhas do Engenho e do Boi, no encontro dos rios das Velhas e São Francisco, e famílias de pescadores de Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma. A distribuição das cestas básicas e o fornecimento de água potável, por meio de cisterna de vinil e bolsas-pipa, serão realizados amanhã, com apoio da prefeitura municipal.

A reunião em Várzea da Palma é a primeira de uma série de encontros nos municípios das bacias dos rios São Francisco, Velhas e Doce. A ação integra o plano de prevenção coordenado pela Defesa Civil Estadual.

Os resultados dos exames das amostras de água coletadas em 18 pontos estratégicos dos três rios serão divulgados nos dias 10 e 15 de outubro. O primeiro avaliará a quantidade de célula presente na água e o segundo resultado vai indicar o nível de contaminação.

10/10/2007
Fonte: Secom