Fiscalização em Guanhães apreende animais ameaçados de extinção

Uma fiscalização rotineira realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apreendeu nessa terça-feira (18/04) 54 aves, dentre elas, três espécies ameaçadas de extinção: uma arara Canindé, um papagaio do peito roxo e um Pixoxó. O proprietário foi multado em R$ 105 mil reais.

A ação foi realizada pela Diretoria Regional de Fiscalização da Superintendência Regional de Meio Ambiente Leste Mineiro, com o apoio do 4º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente de Guanhães. A fiscalização na residência do criador se deu a partir da identificação no Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS), de algumas transações suspeitas como, por exemplo, diversas transferências de pássaros.

Crédito: Acervo DREG Leste
ApreensãoPássarosGuanhães2
Material apreendido em casa de criador irregular

Na residência, os fiscais encontraram irregularidades como anilhas falsificadas e adulteradas, animais mantidos em cativeiro de forma irregular, extravio de espécies, além da verificação de fraude e declarações falsas no sistema. “Apesar de o criador ser registrado, encontramos diversas irregularidades, além de diversas anilhas de outros criadores, o que pode caracterizar indícios de crime”, disse o coordenador da operação, Daniel Colen.

Os animais foram conduzidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Belo Horizonte e serão cuidados para serem reintroduzidos à natureza. “A recuperação de três aves ameaçadas de extinção foi de extrema importância nessa operação. É necessário conscientizar a população que, a partir do momento em que o homem continua com essa prática de retirada desses animais da natureza, vai chegar um momento em que esses animais serão extintos totalmente”, afirmou.

Crédito: Acervo DREG Leste
ApreensãoPássarosGuanhães3
Dentre as aves apreendidas, três são ameaçados de extinção

Segundo Daniel Colen, o homem era um dos maiores criadores de pássaros da região, além de ser uma espécie de "despachante" de outros criadores. Ele foi conduzido pela Polícia Militar de Meio Ambiente à delegacia e responderá por crime de falsificação de selo público. A ocorrência será encaminhada à Polícia Civil para abertura de inquérito.

Milene Duque