Esclarecimento sobre o vazamento de combustível em Governador Valadares

A Secretaria de Estado Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável esclarece que o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) foi informado na manhã desta sexta-feira (31) sobre o vazamento de cerca de 3 mil litros de óleo diesel, proveniente de um posto de combustível em Governador Valadares, no Leste do Estado. O produto atingiu o rio Doce.

O NEA instruiu a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG) e a Supram Leste que fizessem contato imediato com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Governador Valadares para alertá-los quanto aos riscos existentes e o abastecimento de água na cidade foi interrompido preventivamente.

De acordo com o SAAE, o serviço de captação foi retomado no final da tarde de sexta-feira e a distribuição retomada no início da manhã deste sábado, depois que análises na água constataram que não houve contaminação no ponto de captação principal da cidade. Existem outros dois pontos, um no distrito de São Vitor e outro a jusante do rio, em que a captação ainda está provisoriamente suspensa.

As atividades do posto de combustível foram suspensas após os técnicos da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Leste constatarem que a Autorização Ambiental de Funcionamento do local estava vencida. O proprietário foi detido, prestou esclarecimentos e foi liberado. As 16 bombas de combustível do local foram lacradas.

Já foi lavrado um primeiro auto de infração no valor de R$ 26.915,28 no primeiro momento pelo vazamento e também por operar de forma irregular, sem a devida regularização ambiental.

A equipe do NEA e da Supram Leste mineiro seguem com o monitoramento e controle do evento neste sábado (1º). Serão feitas visitas ao local do acidente, ao Saae e pontos estratégicos do rio Doce.

A Semad esclarece, também, que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foi informada do acidente ainda na sexta-feira para que fossem alertados os municípios à jusante do vazamento para que medidas pudessem ser tomadas quanto ao abastecimento de água e a comunicação à população.

Monitoramento da qualidade da água

Após o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, da empresa Samarco, em Mariana, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) vem fazendo o monitoramento intensificado das águas do rio Doce. Esse monitoramento já era realizado pelo Igam, por meio do programa Águas de Minas, desde o ano de 1997. O programa contempla 65 estações de amostragem de água, onde são realizadas coletas e análises laboratoriais com periodicidade trimestral. Nas 12 estações de monitoramento localizadas na calha do rio Doce, as coletas e análises são realizadas mensalmente.

Além disso, foi lançado em dezembro do ano passado um boletim informativo sobre a qualidade da água do rio Doce, publicado periodicamente no site do Igam.

O objetivo principal deste informativo é mostrar para a população que as Instituições estão acompanhando as ações de recuperação da bacia do rio Doce e estão atentas para ajudar em qualquer eventualidade que venha ocorrer neste período chuvoso.

Clique aqui para acessar o boletim

Desse modo, o Igam, a Agência Nacional das Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) juntamente com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o Instituto Nacional de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema) e a Fundação Renova propiciam as informações necessárias no Boletim do Rio Doce.

O boletim contém com imagens e informações em pontos de monitoramento nos rios do Carmo, Gualaxo do Norte e Doce, com o intuito de atualizar os interessados sobre o funcionamento destes rios no período estipulado. Ele inclui também mapas com as localizações das estações de monitoramento ao longo do rio Doce, além de tabelas que apontam com os valores de turbidez da água nos pontos de monitoramento gerenciados pelo Igam e pela Fundação Renova no Espírito Santo.

Além disso, divulga as previsões de chuvas realizadas pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) para a bacia do Rio Doce e ainda disponibiliza informativos de alertas do Sistema Hidrológico da Bacia do Rio Doce - CPRM, com previsões dos níveis dos rios nas estações pertencentes à Rede de Hidrometeorológica Nacional.