Sisema apresenta tecnologia de última geração na Inovatec

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) participa, entre 08 e 11 de outubro, no Expominas, da terceira edição da “Inovatec – 3ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Vida Sustentável”. Em 2007, o evento conta com o apoio oficial do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com participação de órgãos vinculados e universidades.

Entre os expositores, ao lado do Sisema, estarão institutos de pesquisa tecnológica, universidades, empresas dos setores público e privado e inventores independentes, que irão apresentar produtos, serviços, políticas e programas focados na tecnologia e a repercussão dos benefícios provenientes da inovação na vida das pessoas.

No evento, o Sisema irá apresentar a um público segmentado a tecnologia de última geração utilizada pelos órgãos ambientais do Estado para o desenvolvimento de suas atividades. Entre os programas a serem apresentados, destacam-se o Sistema Integrado de Informações Ambientais (Siam), Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), entre outros.

Siam - Considerado o mais moderno do país, o Sistema Integrado de Informações Ambientais (Siam) é uma ferramenta simples e segura para a prevenção e controle do impacto dos empreendimentos econômicos ao meio ambiente, possibilitando a visualização por meio de imagens de satélite da localização desses empreendimentos e de toda a área de seus entornos. Por meio do Siam, é possível promover a fiscalização em parceria com a sociedade, facilitando o processo de atendimento às denúncias e acompanhamento dos processos.

Simge - Instalado no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Simge foi criado em 1997 com o objetivo de modernizar a meteorologia e a hidrologia no Estado. O Sistema é voltado para a vigilância e previsão quantitativa do tempo, do clima e do comportamento hídrico, com detalhamento na escala regional. O SIMGE fornece produtos e dados que auxiliam as atividades de preservação ambiental e de defesa da população, além ainda das atividades socioeconômicas, com ênfase nos fenômenos adversos como enchentes, estiagens e temporais severos.

Previncêndio - Coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Programa é o responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais. O trabalho é executado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais. O Previncêndio possui diversas ações efetivas para prevenção e combate a incêndios florestais, principalmente no entorno das unidades de conservação, das áreas de preservação permanente e de grande interesse ecológico.