Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema discute Meta 2010 para revitalização do rio das Velhas

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em parceria com o Projeto Manuelzão e Copasa, realiza nesta quinta-feira (27), a partir das 9h, o Seminário de Revitalização do Rio das Velhas - Meta 2010 - navegar, pescar e nadar. No evento, que acontece no auditório da Copasa (Rua Mar de Espanha, 525, Santo Antônio, Belo Horizonte), serão apresentados os objetivos do Projeto Estruturador do Governo de Minas "Meta 2010", que tem como objetivo viabilizar a revitalização do rio das Velhas em seu trecho metropolitano, elevando o Índice de Qualidade da Água (IQA) de 59.5% (2005) para 67% em 2011.

Na programação do seminário serão apresentadas as ações que vêm sendo realizadas na bacia, a fim de cumprir as propostas previstas no projeto e as pesquisas de biomonitoramento, feitas pelo Núcleo Transdisciplinar e Transinstitucional pela Revitalização da Bacia do Rio das Velhas (NuVelhas). Após as palestras, será aberto espaço para perguntas e debate. Os interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, no site www.meioambiente.mg.gov.br

Segundo a coordenadora da Comissão de Integração e Acompanhamento da Meta 2010, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Myriam Mousinho, este será o primeiro evento de divulgação do trabalho. "A previsão é que sejam realizados outros eventos para aprofundar os conhecimentos sobre a meta e trocar experiências, inclusive seminários temáticos para cada atividade e outros projetos de revitalização, tanto nacionais quanto internacionais", afirma.

Meta 2010

A proposta é conseguir reenquadrar o trecho do rio das Velhas que passa pela Região Metropolitana de Belo Horizonte, da classe III para a classe II. Essa classificação é a de águas destinadas ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, a atividades de lazer (natação, esqui aquático e mergulho), à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas; e à criação de peixes (aqüicultura).

Para a melhoria da qualidade da água, é necessário reduzir substancialmente o volume de esgoto lançado no rio das Velhas. Um dos instrumentos é a implantação e o funcionamento de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Os efluentes lançados clandestinamente nos cursos d'água também são alvo das ações para se alcançar a meta. Com projetos como esses e a melhoria da água no trecho, toda a bacia será beneficiada.

25/09/2007
Fonte: Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900