Conselho Consultivo do Parque Estadual do Sumidouro toma posse

O primeiro Conselho Consultivo do Parque Estadual do Sumidouro será empossado no próximo sábado (15/09), para o biênio 2007-2009. A solenidade está marcada para as 10h, na Gruta da Lapinha, inserida na área do Parque, no município de Lagoa Santa, a 53 quilômetros de Belo Horizonte.

Serão empossados 36 conselheiros, entre titulares e suplentes, além do presidente do Conselho que, por determinação legal, é o gerente da Unidade de Conservação, neste caso Rogério Tavares.

Compõem o grupo, além do IEF, que administra o Parque Estadual do Sumidouro, representantes de prefeituras dos municípios situados na área de abrangência do Parque, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não-governamentais (Ongs), sindicatos e comunidades do entorno.

O Conselho Consultivo é um fórum de discussão compartilhada dos problemas e demandas socioambientais da unidade de conservação e seu entorno. Tem a função de promover a integração do parque com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da área do entorno e da comunidade local.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), cada parque deve ter seu próprio órgão consultivo, presidido pelo órgão que administra a unidade - no caso, o IEF. O Conselho deve ser composto por representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.

13/09/2007
Fonte: Ascom/Sisema