Fiscalização ambiental verifica irregularidades na Zona da Mata

A Operação Zona da Mata chegou, nesta quarta-feira (12), ao seu segundo dia com 27 empreendimentos vistoriados nas cidades de Ubá, Viçosa, Muriaé e Barbacena. As equipes de fiscalização têm atendido denúncias recebidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e pelo Ministério Público, além de vistoriar outros empreendimentos.

Uma empresa de beneficiamento de mármore foi autuada por falta de licença ambiental e emissão irregular de efluentes sólidos no curso d´água. Dois laticínios foram autuados por lançamento de efluentes sem tratamento em curso d´àgua. "A atividade precisa ter uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para evitar a poluição dos rios e o surgimento de animais como mosquitos transmissores de doenças", afirma o coordenador da operação, o gerente de Controle e Fiscalização da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Gilberto Soares

No município de Ubá, sede da operação, um dos focos é a verificação da poluição do ar gerada pela indústria de produção de móveis. Foram visitadas três fábricas e uma delas recebeu advertência para contenção da poluição e outra foi convocada para regularizar suas atividades junto ao Sisema. Uma indústria alimentícia de pequeno porte teve as atividades paralisadas por falta de Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF).

As equipes do Sisema visitaram ainda minerações de gnaisse (brita) cuja atividade apresenta problemas como a falta de bacia de contenção para efluentes sólidos. "A falta de fossa séptica e oficinas mecânicas para as máquinas de extração sem impermeabilização do solo e sistema de separação de água e óleo", afirma o analista ambiental Leandro Carvalho.

A Operação Zona da Mata é uma ação planejada pelo Comitê Gestor de Fiscalização Integrada (CGFAI) e executada por técnicos da Feam e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) com o apoio da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata (Supram ZM). Participa, também, das ações um representante do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

13/09/2007
Ascom/ Sisema