Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Minas avança no combate ao tráfico de animais silvestres

PDFImprimirE-mail

"Em nenhum outro estado brasileiro o combate ao tráfico de animais silvestres é realizado como em Minas Gerais". A afirmação foi feita pelo coordenador geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), Dener Giovanini, durante a abertura da exposição educativa "Humano e Selvagem - O Limite da Distância, nesta segunda-feira (10), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

O coordenador atribuiu o fato ao modelo de integração adotado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), no qual os órgãos estaduais de meio ambiente, em especial o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Departamento de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com outras instâncias do poder público federal e estadual, realizam ações integradas contra o tráfico. "A estratégia de ação implantada pelo Sisema é uma iniciativa fundamental para o combate não só ao tráfico, mas também a outras atividades nocivas ao meio ambiente" afirmou.

Dener Giovanini salientou a importância da conscientização da população para vencer também uma questão cultural brasileira: o aprisionamento de animais para fins ornamentais. "Ainda existe no Brasil a cultura da gaiola", disse. A necessidade de uma ação conjunta entre governo, sociedade e o terceiro setor para quebrar essa realidade foi salientada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.

Segundo ele, ainda é alto o numero de brasileiros que, por falta de oportunidades de trabalho, se entregam à esse tipo de atividade. "O ponto crucial é o outro lado da cadeia, o lado do luxo e do dinheiro que alimenta o tráfico no Brasil. Queremos trabalhar com os formadores de opinião e conscientizar a sociedade sobre a necessidade da proteção à fauna brasileira. Estamos realizando esse trabalho através de parcerias entre governo, terceiro setor e polícia militar, que tem agido de forma eficaz no controle da extensa malha rodoviária do Estado", afirmou.

O Sisema foi também agraciado pela Renctas com o título de "Guardião da Fauna". De acordo com Dener Giovanini, o título somente é concedido a entidades que têm real compromisso com o meio ambiente. A exposição em Confins irá durar 50 dias, funcionando inclusive aos sábados e domingos. A iniciativa é uma parceria entre o Sisema, por meio do IEF, Renctas e a Empresa Brasileira Aeroportuária (Infraero).

10/09/07
Fonte: Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900