Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Projeto protege Veados Catingueiros

PDFImprimirE-mail

Os primeiros resultados do Projeto Concervo - Centro de Conservação e Estudos de Cervídeos Brasileiros serão apresentados a dirigentes do IEF e ambientalistas no dia 1º de setembro, às 10 horas, no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto. O trabalho tem o objetivo de viabilizar estudos e pesquisas relacionados ao manejo e conservação das diferentes espécies de cervídeos brasileiros e seus hábitats.

Desenvolvido a partir de convênio de cooperação institucional firmado este ano entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do IEF, com a organização não governamental Ambiente Brasil e participação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o projeto tem coordenação do Centro de Conservação e Estudos de Cervídeos Brasileiros (Concervo).

Desenvolvido na Fazenda Engenho D'Àgua, localizada no entorno da Floresta Estadual Uaimií, o projeto estudará as cinco espécies de cervos brasileiros que ocorrem em Minas Gerais, todas ameaçadas de extinção. Doze  exemplares da espécie mazama gouazoubira já foram transferidos para a Fazenda, onde serão protegidos e terão sua reprodução monitorada. Além disso, o Concervo planeja desenvolver programas e ações educativas para incentivar a participação da sociedade na preservação da biodiversidade.

Segundo o gerente de Proteção a Fauna, Flora e Bioprospecção do IEF, Miguel Ribon, o projeto é inédito em Minas Gerais. "O veado catingueiro é uma espécie muito visada para a caça, por isso a importância do projeto, que irá reintroduzir essas espécies nas unidades de conservação do Estado e do país", diz.

As ações desenvolvidas pelo projeto vêm de encontro com a missão do IEF de conservação dos recursos naturais. "Buscamos atuar decisivamente na proteção da fauna e da flora, conscientizando as pessoas através da educação ambiental e da importância do desenvolvimento sustentável", diz Ribon.

Segundo Miguel Ribon, o projeto não será apenas um laboratório para os veados catingueiros, mas para diversas espécies da fauna mineira. "Já existe um projeto em análise para criatório de Pacas (agouti paca)", explica.

Fazenda

A principal atividade da Fazenda Engenho D´Água é a criação comercial e conservacionista de animais silvestres da fauna brasileira, trabalhando em parceria com o setor público, empresas privadas e entidades do terceiro setor. Além dos convênios de cooperação com a Semad/IEF e a Ambiente Brasil, ainda mantém um Termo de Cooperação Mútua com a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte.

Entre os projetos futuros, a Fazenda pretende construir um Espaço-Empresa de Ações Ordenadas pela Fauna Brasileira e um Centro de Educação Ambiental.


31/08/2007
Fonte: Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900