IEF inaugura Aflobio em Cláudio

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cláudio, inaugura no dia 30 de agosto uma Agência de Atendimento em Florestas, Pesca e Biodiversidade (Aflobio), no município de Cláudio, Minas Gerais.

A inauguração da Agência faz parte das comemorações dos 96 anos de emancipação político-administrativa do município de Cláudio. A Aflobio irá funcionar no prédio da Prefeitura e sua infra-estrutura conta com equipamentos informatizados, atendendo também ao Núcleo de Florestas, Pesca e Biodiversidade da cidade de Oliveira.

Segundo o supervisor do Regional Centro-Oeste do IEF, Rogério Cardoso de Miranda, mais de 100 processos são atendidos anualmente em Cláudio, com demandas voltadas para vistorias de campo, Autorização para Exploração Florestal (APEF), supressão de vegetação, declaração de corte, intervenção em Áreas de Preservação Permanente e perícias, entre outras.

"A criação da Aflobio em Cláudio tem o objetivo de descentralizar o trabalho do IEF na região centro-oeste de Minas e trazer facilidades para o empreendedor e produtor rural, que agora passa a dispor da proximidade física para resolver as suas demandas relativas ao meio ambiente na área florestal", afirma o supervisor. De acordo com Rogério Miranda, a Aflobio inaugurada em Cláudio também é estratégica por que a cidade se situa próxima à Estação Ecológica Mata do Cedro, unidade de conservação sob responsabilidade do IEF.

Aflobio - As Aflobios são captadoras das demandas na área ambiental geradas no âmbito dos 853 municípios mineiros. O trabalho é desenvolvido em parceria com as Prefeituras Municipais, Sociedade Civil Organizada e os Sindicatos locais, estreitando os contatos com os produtores rurais, clientes e parceiros do IEF. Atualmente, estão em funcionamento cerca de 159 Agências no Estado.

28/08/2008
Fonte: Ascom / Sisema