Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Força-Tarefa Previncêndio combate incêndios florestais em Minas

PDFImprimirE-mail

A Força-Tarefa Previncêndio, programa de combate a incêndios florestais do Instituto Estadual de Florestas (IEF), combateu, somente esta semana, cinco incêndios florestais em parques estaduais e nacionais. Desde segunda-feira (20) foram debelados focos na Área de Proteção Ambiental (APA) Pandeiros, localizada no município de Bonito de Minas, no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, e nos parques estaduais da Serra Negra e da Serra do Cabral, em Diamantina e Buenópolis.

Na terça-feira (21), outro foco de incêndio teve início na Serra do Rola Moça, na entrada do condomínio Quintas de Casa Branca, município de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Cerca de 200 brigadistas atuaram no combate ao fogo, que durou mais de 40 horas e atingiu 409 hectares, sendo 109 hectares dentro do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Até agosto desde ano, 1.038 hectares já foram atingidos pelo fogo em unidades de conservação estaduais. Os trabalhos de combate realizados pela Força-Tarefa Previncêndio contam com o apoio de brigadistas voluntários, funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Força-Tarefa Previncêndio
O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) é responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais, atividades pelas quais o IEF é a instituição responsável em Minas Gerais, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 10.312/90, pelo Decreto nº 39.792/98 e pela Lei Delegada nº 79/03.

O trabalho é executado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais, especialmente o Comando de Rádiopatrulhamento Aéreo (Corpaer), por meio de um convênio firmado entre as duas instituições em 1993. O Previncêndio possui diversas ações efetivas para prevenção e combate a incêndios florestais, principalmente no entorno das unidades de conservação, das áreas de preservação permanente e de grande interesse ecológico.

Além do efetivo trabalho de combate aos incêndios florestais, que acontece principalmente entre os meses de maio e novembro (período mais seco do ano), o Previncêndio realiza campanhas educativas, especialmente junto às comunidades que vivem no entorno de unidades de conservação, sobre o uso correto do fogo.

Parques nacionais
Um incêndio de grandes proporções na Serra do Cipó, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, também mobilizou a Força-Tarefa Previncêndio na terça-feira (21). O Parque Nacional Serra do Cipó, de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), contou com o apoio de cinco aeronaves (Air Tractor) e um helicóptero do IEF para ajudar no combate ao fogo, que começou por volta das 14h30 de segunda-feira (20) e já foi debelado. 120 pessoas, entre brigadistas, voluntários, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental, trabalharam no combate aos focos na Serra do Cipó.

23/08/2007
Fonte: Ascom / Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900